quinta-feira, janeiro 16, 2014

Por que o cérebro das meninas amadurece mais rápido do que o dos meninos?

Em uma pesquisa publicada em dezembro de 2013 na aclamada revista Cerebral Cortex (link) publicada por Sol Lim e colaboradores da Universidade de Newcastle, UK, descobriu-se que os cérebro de meninas reorganizam-se e amadurecem (evoluem e organizam suas conexões) mais cedo do que os cérebro de meninos da mesma faixa etária. 

No estudo, 121 pessoas entre 4 e 40 anos de idade foram escaneados com ressonâncias magnéticas usando-se uma sequência em que é possível visualizar as conexões e ligações entre os neurônios, chamada de DTI ou tractografia, documentando-se a ida e vinda das conexões (as conexões cerebrais são constantemente rearranjadas e podadas de forma a facilitar e organizar as relações entre os neurônios e aumentar a capacidade cerebral, além de fornecer base para a neuroplasticidade). 

Neste estudo, descobriu-se que algumas fibras que fazem a conexão entre áreas distantes do cérebro permanecem relativamente estáveis entre as idades e sexos, enquanto que conexões mais curtas, entre neurônios próximos, muitas sendo até mesmo redundantes (mais de uma para fazer a mesma função) foram modificadas. E esta reorganização, tão necessária para o amadurecimento cerebral, parecia ocorrer mais precocemente nos cérebro de pacientes do sexo feminino.

Mulheres também tendiam a ter mais conexões através dos dois hemisférios cerebrais (ligando as regiões simétricas de cada lado). Os cientistas acreditam que esta reorganização mais precoce torna o cérebro feminino mais eficiente em seu trabalho, e assim alcançando um estado mais maduro para processar, entender, o ambiente. 

Mas o que os cientistas não sabem é o que direciona esta diferença entre os sexos. 

Isso já era intuitivamente conhecido entre os cientistas, mas agora tornou-se cientificamente comprovado. 

Fonte - Revista Time 19/12/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista