quarta-feira, abril 22, 2020

Quais são as causas de um AVC, o famoso derrame?

AVC refere-se a uma sigla, Acidente Vascular Cerebral. É uma doença que pode ser causada por obstrução de uma artéria (mais comum) ou veia cerebral (artérias saem do coração e vão para os órgãos, e veias saem dos órgãos e se direcionam ao coração), ou ao rompimento de um vaso cerebral, aréria ou veia. 
As causas de AVC são as mais variadas, mas as mais comuns são doenças crônicas, tais como hipertensão arterial, a famosa pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, o ato de fumar, obesidade, e hábitos de vida como sedentarismo, o não praticar atividade física regular, e alimentação errada. Doença dos rins, as nefropatias, doenças do coração, as cardiopatias, especialmente uma arritmia famosa chamada de fibrilação atrial, quando o coração bate de forma descompassada, lesões arteriais, as dissecções, e anormalidades genéticas, como anemia falciforme e deficiência de vitamina B12, podem também ser causa de AVC.
Como você pode bem ver, as causas de AVC são as mesmas do infarto do miocárdio.

Cuide-se.
E se você for sedentário, tiver acima de 40 anos de idade ou doença ortopédica ou cardiovascular, somente pratique atividade física após avaliação médica adequada.