Observe abaixo:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYdhycYLlqp6bRvHP4yL8B7Bc_6XCX9zWTRQy0QIkU7HyvT1KG |
As sinapses possuem alguns componentes:
A terminação pré-sináptica é a parte que se conecta com a outra extremidade e que libera as substâncias chamadas de neurotransmissores, moléculas que funcionam como os mensageiros entre os neurônios, sendo que cada neurotransmissor tem uma função específica dentro do sistema em que se insere. Temos neurotransmissores inibitórios de ações dos outros neurônios, como o ácido gama-amino-butírico (ou GABA), a glicina e a substância P; e os excitatórios, que do contrário excitam e ativam as outras terminações neuronais, como o glutamato, e em certas situações a dopamina.
Aliás, os neurotransmissores são peças-chave nas sinapses, e para serem liberados necessitam estar em vesículas ou pequenas bolhas dentro das membranas pré-sinápticas. Quando o potencial de ação, a descarga elétrica, chega a esta terminação, as vesículas grudam-se à parede do terminal e liberam os neurotransmissores na fenda sináptica. Observe abaixo:
http://downloads.passeiweb.com/imagens/newsite/saladeaula/biologia/sinapse.jpg |
Há várias ações que os receptores fazem, como abrir para permitir a passagem de substâncias como sódio e cloro, ou potássio e cálcio, ou levar a modificação de moléculas, ou levar a ativação de moléculas que iniciam uma ação química.
Observe abaixo:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVHHEejjUV1lnHxpGBXokH2ONjzvVqUZAXmeYMVR7ZwTiovUQo |
Perfeito, espero que você tenha entendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista