quarta-feira, janeiro 27, 2016

Pequeno dicionário de termos médicos - Mioclonias

E ele está de volta. O pequeno dicionário de termos médicos está de volta. E com um assunto interessante, mioclonias. Mas o que é isso?

A palavra mioclonias deriva dos termos gregos "Myo", músculos, e "Clonus", movimento violento, para designar um movimento involuntário (contra nossa vontade) que é súbito (parece um choque), podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, ou mesmo no corpo inteiro.

As mioclonias são os famosos abalos musculares, e pode ser patológicas (quando ocorrem por conta de doenças) ou fisiológicas (quando ocorrem normalmente). A mioclonia fisiológica mais comum é o soluço, uma mioclonia do diafragma, o músculo que separa o tórax do abdome.

http://www.landersax.com/blog/diafragma-como-usar-/1


Uma outra mioclonia fisiológica é a famosa mioclonia do sono. Você já a sentiu, com certeza, e ocorre ao acordar ou ao adormecer, como uma sensação, extremamente desagradável por sinal, de estar caindo com um susto súbito. Essa mioclonia é normal, assim como o soluço ocasional. 

As mioclonias patológicas ocorrem em muitas doenças, como nas doenças do fígado, dos rins, e em doenças neurológicas. Crises convulsivas que afetam um membro, por exemplo, manifestam-se como mioclonias. 

Vejam nesse vídeo tirado do youtube um exemplo de mioclonia generalizada, quer ocorre em todo o corpo, e que pode ser consequência de perda de oxigênio devido a uma parada respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista