Olhando exames de tomografia do crânio, o seu por exemplo, você deve ter reparado no nome "foice do cérebro". Mas o que é a foice cerebral?
O cérebro é formado por dois hemisférios, o direito e o esquerdo. Observe abaixo:
http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://www.auladeanatomia.com/neurologia/hemisferios.jpg&sa=X&ei=nm9mULbSH4uC8QShroDYCA&ved=0CAoQ8wc&usg=AFQjCNHLoHgrylG6Yp3nOZCKqscvlVmwmw |
Observe o nome Fissura Longitudinal. É justamente a entrada que marca o início da separação dos hemisférios, que no entanto nunca estão completamente separados, haja vista haver as comissuras, massas de substância branca (axônios e dendritos, sem corpos de neurônios) que unem os dois hemisférios, permitindo ao hemisfério direito saber o que se passa no esquerdo, e vice-versa (por culpa das comissuras, você pode, com os olhos fechados, pegar algo com a mão esquerda - a informação vai para o hemisfério direito - e dizer o que é - por que a linguagem, em mais de 95% das pessoas, localiza-se no hemisfério esquerdo - ou seja, um hemisfério sabe o que o outro está fazendo).
Observe as comissuras apontadas pelos números, sendo a maior o corpo caloso (leia sobre ele aqui):
Há a comissura anterior, a posterior, a comissura talâmica e o corpo caloso, entre outras menores.
Acima estão a comissura anterior e o corpo caloso vistos como as fibras que os compõem.
Muito bem, mas o que é a foice do cérebro?
Bem, a foice é uma membrana grossa, semelhante à membrana que recobre o cérebro, a dura-máter, e que separa os dois hemisférios. Observe abaixo:
A foice é a membrana grossa, esbranquiçada, justamente em forma de foice! Vista anatomicamente, lembra mesmo uma foice. Observe que as veias cerebrais passam e são recobertas pela camada fibrosa da foice do cérebro (leia sobre as veias do cérebro aqui).
Observe outra imagem da foice:
http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://www.osteodoc.com/images/RTM.jpg&sa=X&ei=IXNmUL7jGoXM9QSIp4HAAw&ved=0CAkQ8wc&usg=AFQjCNGyGvfzP9z78rGKwypcWamTQjuk5g |
Abaixo, e continuando-se com a foice, há a tenda do cerebelo (na figura, tentorium cerebelli), uma camada grossa que separa o cerebelo do resto do cérebro, mas falaremos mais disso depois.
A foice pode apresentar calcificações, depósitos de cálcio, que podem ser vistos na tomografia de crânio, e que não representam doença nem problema grave.
http://www.google.com.br/url?source=imglanding&ct=img&q=http://www.gla.ac.uk/ibls/US/cal/brain/flax.jpg&sa=X&ei=nnNmUMOmLYWS9gT0i4CwBA&ved=0CAkQ8wc&usg=AFQjCNHWsb0mAdUOQb3AfdX4TYUl0GJzzQ |
Nesta tomografia, a calcificação é a mancha branca no meio da figura.
Mas a foice do cérebro pode apresentar problemas, como infiltração por tumores, como o linfoma, mas isso é outra história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista