Palpe sua nádega, próximo ao osso que fica bem no meio, e a separa em dois, o sacro. Aí, inserem-se vários músculos importantes, cujas funções são variadas. Dê uma olhada nesta figura, e você conhecerá um pouco mais de seu traseiro, anatomicamente falando:
http://vanjaradic.fi/wp-content/uploads/2014/01/hip-muscles.jpg |
Muito prazer, essa é sua nádega vista por dentro. Temos músculos famosos, como os glúteos (que na verdade são três, o máximo, o médio e o mínimo), e músculos menos famosos, como o quadrado femoral, os gêmeos superior e inferior, e o... piriforme!
O piriforme tem esse nome por que, supostamente, tem a forma de uma pera (do latim, pirus ou pirum, ou pera, e formis, forma).
Observe o piriforme abaixo:
http://www.isischiropractic.co.uk/images/PiriformisAndPelvis2.jpg |
Tente localizar, agora, o piriforme na primeira figura.
E olhe quem passa abaixo do piriforme! Ele mesmo, o grande nervo ciático (que alguns chamam de nervo asiático, porque o som parece).
Muito bem, e qual a função do piriforme?
O piriforme, pela sua inserção no maior osso do corpo, o fêmur, roda a perna externamente e abduz a perna.
Que??? Fale em português, Oh, pá!
Vamos lá. O piriforme roda a perna externamente. Sente-se, e tente cruzar a perna. Fazendo isso, você está rodando a perda externamente. O piriforme ajuda nisso.
Observe abaixo:
http://deansomerset.com/wp-content/uploads/2012/10/hip-rotation.png |
Na figura da esquerda, a perna está sendo rodada para dentro ou internamente, e na figura da direita, o contrário, ou seja, a perna está sendo rodada externamente, ou para fora.
E o piriforme abduz a perna. Fique em pé, permaneça na mesma posição, apoie-se em algo, e lateralize a perna para fora, qualquer uma delas. O ato de jogar a perna para o lado de fora é a abdução da perna. Observe abaixo:
http://www.danakenheadfitness.com/blog/wp-content/uploads/2012/12/hip-abduction_-_step_2.max_.v1.png |
A garota acima está abduzindo a perna esquerda.
Bem, agora que você já conhece mais um músculo do seu corpo, iremos, no próximo post, falar da síndrome que afeta este pequeno e importante músculo, e que simula uma dor do ciático, ou ciatalgia, a síndrome do piriforme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista