Mioclonias são contrações musculares súbitas, como choques, que podem ser localizadas a uma certa parte do corpo, ou generalizadas. Geralmente produzem contrações de vários músculos, levando a movimento de um membro, de forma súbita e rápida (segundos), ou mesmo de vários segmentos do corpo. Todos nós já sentimos mioclonias. Você já deve ter sentido uma sensação de queda súbita, bem rápida, ocorrendo logo ao pegar no sono ou ao acordar, e a sensação que você tem é que o seu corpo parece pular. Isso é uma mioclonia.
Mas o exemplo mais interessante é o que ocorre quando o seu diafragma, o músculo grande que separa o seu tórax do seu abdome, e que é o maior músculo da respiração, tem mioclonias. Você sabe o nome que se dá às mioclonias do diafragma? Soluço! Pois é, é o soluço. E ele é rápido, súbito. Pode ser parado respirando-se rápido (assim, distende-se o diafragna e melhora-se o soluço), ou deixando-o sem funcionar por alguns segundos (parando-se a respiração por alguns segundos). Mas alguns pacientes podem ter soluços repetidos, por várias doenças neurológicas ou não.
Veja abaixo a figura de um diafragma:
O diafragma é este músculo (em vermelho) que separa o tórax do abdome.
Caros amigos e visitantes, este blog não se destina em nenhuma hipótese a dar diagnósticos ou sugerir tratamentos, mas tão somente a alertar acerca de problemas de saúde. Faça um bem a si mesmo, na existência de algum problema de saúde procure um médico. Não respondo a todos os comentários, e nem em tempo real. Posso demorar dias até ter tempo de respondê-los. Perguntas sobre diagnósticos ou tratamentos devem ser feitas a um médico em consulta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista