sábado, março 10, 2012

Perguntas que os pacientes fazem - Sinusite dá dor de cabeça?

A primeira pergunta a ser feita é: Sinusite causa dor de cabeça?

A resposta é, SIM, sinusite causa dor de cabeça. Mas sinusite é uma infecção aguda, ocorre dentro de um quadro de infecção nasal, gripe, resfriado ou infecção de garganta, dá dor de cabeça enquanto está ativa, aguda, causando inflamação dos seios paranasais. Quando a sinusite melhora com antibióticos e anti-inflamatórios, a dor de cabeça some. 

Mas recebo várias visitas de pacientes questionando se a dor de cabeça que sentem há meses ou anos é causada por sinusite. A resposta é categórica: NÃO! Sinusite não causa dor de cabeça que dura semanas, meses ou anos. 

Sinusite é uma infecção aguda, e como tal tem de ser tratada, caso contrário podem ocorrer complicações. E sinusite não é um quadro que dura meses ou anos.

Mas doutor, fiz uma tomografia e lá dizia que eu tinha sinusopatia crônica!

Perfeito. Sinusopatia crônica é uma doença da mucosa do seio que não leva a inflamação aguda e nem a produção desordenada de secreção purulenta. É uma inflamação da mucosa de caráter crônico, e pode estar relacionada a alergias ou exposição a pós/ar-condicionado/poeira. Isso não causa dor de cabeça!

A dor da sinusite crônica é localizada na face e na testa, piora quando o paciente abaixa a cabeça, tosse, espirra ou mesmo puxa o ar pelo nariz. Pode vir acompanhada de dor no nariz, secreção nasal por vezes amarelada ou verde, secreção descendo por trás da garganta, e dor em outras regiões como ouvidos ou garganta.

Se há sinusite aguda, trata-se com antibióticos e anti-inflamatórios. Mas no caso de sinusopatia crônica, o tratamento é direcionado para a causa, deve-se procurar os fatores que causam ou pioram a inflamação e evitá-los, algo que é feito pelo alergista ou pelo otorrinolaringologista.

Logo, sinusite não causa dor que dura semanas, meses ou anos. Dores deste tipo têm de ser investigadas pelo neurologista de forma apropriada. 

O que é sinusite?

Tudo bem, este não é um assunto de neurologia. Mas sta questão tem de ser levantada aqui por que muitos pacientes com dor de cabeça questionam o neurologista, mesmo após meses ou anos de dor, se a causa de suas dores não seria sinusite. E este blog foi feito para informar. 

Primeiro lugar, sinusite vem da junção de sinus (seio, espaço aéreo) e itis (inflamação), ou seja, inflamação dos espaços aéreos da face, ou seios paranasais. E sim, seu rosto possui cavidades preenchidas por ar.

Observe abaixo:

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcToR_5jjUm88VSIJh1iwQJCxDXIKBttHKRgjym2CJaGEpmWkXjAZA
Esta figura mostra os espaços conhecidos como seios nasais ou paranasais na disposição normal em um rosto de uma pessoa adulta. Há um seio frontal, acima dos olhos, na testa. Dois seios etmoidais, atrás da parte da testa entre os olhos, um seio esfenoidal, mais atrás ainda do nariz, e dois seios maxilares, localizados no local da maçã do rosto de cada lado. Os seios têm estes nomes devido aos ossos onde estão localizados. 

Observe ainda:

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0B603r7M3J6yhlQU_syEcOigl13oudNEP_Kh9jqMLnIl7M88b

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQzvoQiI3tbxJZdf7OcoDwSjuSfUrNkxFrH_B7m8UT66hsV61q7
A figura de cima, em inglês, mostra a disposição dos seios paranasais em uma face de perfil em um adulto normal. A figura de baixo, também em inglês, mostra os espaços aéreos normais do rosto na cor marrom, e sua localização. Cada seio comunica-se com o nariz através de meatos e óstios, ou seja, condutos ósseos e aberturas nos ossos, e é desses seios que saem a secreção que se expele quando se está com alergia ou gripado.

Agora, cada seios destes é revestido por uma membrana celular chamada de mucosa, semelhante com a que reveste o nariz e a boca. E toda mucosa pode ficar doente. Mas a dos seios é cheia de células e formações celulares que produzem secreção, que pode ser clara ou não, a depender da causa da inflamação. Se for uma causa bacteriana, a secreção pode ser espessa, e de cor verde ou amarelada. 

O óstio também é revestido de secreção, e sua inflamação pode fechar a saída do seio para o nariz, fazendo com que a secreção se acumule dentro do seio parasanal. Daí a sinusite, a inflamação dos seios paranasais em decorrência de alguma infecção, como resfriado, gripe ou infecção bacteriana. 

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRw2lJUIsjkCt18aifeNT1Kjv62EG1FvCHSg_SaT_TT5YpWm1zAHQ
Na sinusite, os seios paranasais ficam cheios de secreção, que pode ser purulenta, e esta secreção não drena ou drena em pequena quantidade para o nariz, ocasionando mais inflamação e dor. 

Vamos no próximo post falar sobre algo mais interessante: Sinusite causa dor de cabeça?