quinta-feira, dezembro 01, 2011

Como o exercício físico melhora o cérebro?

Eu sempre oriento meus pacientes a fazerem atividades físicas, especialmente se eles reclamam de falta de memória. Aqui vai uma notícia que saiu no The New York Times sobre isso.

Um grupo de cientistas da Irlanda fizeram um estudo para ajudar a compreender por que exercícios físicos melhoram as funções cerebrais. Ele solicitaram a um grupo de universitários homens para fazer parte de um teste de memória após um teste físico vigoroso. 

Primeiro, os jovens assistiram a uma montagem de fotos com faces e nomes de pessoas estranhas. Após um intervalo, eles tentaram lembrar os nomes das pessoas à medida que iam vendo as fotos novamente. Depois, metades dos jovens foram solicitados a fazem atividade em uma bicicleta ergométrica de modo rítmico e vigoroso até a exaustão. Os outros ficaram 30 minutos sentados quietos.

Depois, ambos os grupos fizeram o teste de novo. Os voluntários que se exercitaram melhoraram muito no teste de memória em relação à primeira tentativa, enquanto que os que ficaram quietos não obtiveram melhora. 
Amostrar de sangue de cada voluntário também foram colhidas durante o teste. Imediatamente após a atividade física, os ciclistas tiveram um aumento nos níveis sanguíneos de uma proteína chamada de BNDF, ou fator neurotrófico derivado do cérebro, que promove a saúde dos neurônios. Os que ficaram sentados, nada.

O BNDF pode auxiliar a explicar o porquê que atividade físicas ajudam a melhorar o pensamento e o raciocínio, memória incluída. Mas não sabemos ainda quais partes do cérebro são afetadas ou como estes efeitos afetam o raciocínio. Este estudo irlandês sugere que o BNDF pode desempenhar um papel importante na melhora da memória e de sua evocação.

Outros estudos chegaram a conclusões semelhantes, mesmo em animais. Mesmo exercícios por tempos modestos, como 5 minutos, em ratos envelhecidos podem liberar BNDF, auxiliando a melhora da memória destes animais. Outros estudos em animais mostraram as mesmas coisas. O aumento de BNDF em áreas relacionadas à memória.

Muitos estudos mostraram que exercício físico aumenta os níveis de BNDF, além de vários outros fatores de crescimento. Mas o BNDF é o que demonstra a resposta maior e mais consistente.

Logo, quer melhorar a memória? Vá a um cardiologista, faça seus exames de rotina, veja se tudo está bem, e pratique atividades físicas. Mas se a perda de memória é séria, progressiva, e está atrapalhando muito a sua vida, procure também um neurologista.