sexta-feira, outubro 19, 2012

Os nervos cranianos

Em nossa cabeça, mais especificamente em uma parte do encéfalo chamada de tronco cerebral, há vários agrupamentos de neurônios que formam núcleos, e que dão origem a fibras de axônios que trafegam em nervos, endereçados principalmente a estruturas da face e pescoço, mas também a órgãos do abdome.

Estes nervos que saem do tronco cerebral carregam o nome de nervos ou pares cranianos (pares por que são sempre dois, um de cada lado). E há 12 pares destes nervos, muitos dos quais já foram bem comentados aqui neste blog. São eles:

1 - Olfatório
2 - Óptico
3 - Oculomotor
4 - Troclear
5 - Trigêmeo
6 - Abducente
7 - Facial
8 - Vestíbulo-coclear
9 - Glossofaríngeo
10 - Vago
11 - Acessório
12 - Hipoglosso

Observe o tronco cerebral abaixo, com suas três porções, a mais alta ou mesencéfalo, a do meio ou ponte, e a mais baixa ou bulbo (também chamada de medula oblonga):

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgC0QWpwh5lco1urpbBBN-rBhUaEWkIRMlxTlB43IddXl-s5Kl
Esta figura mostra um corte sagital (na linha média) do cérebro, cujas partes estão pintadas de várias cores. O mesencéfalo está em verde, a ponte em laranja e o bulbo em azul claro. Observe a localização das estruturas.

Olhe mais abaixo:

http://www.sistemanervoso.com/images/imagem/te_i_01.jpg
Esta figura apresenta os nomes das estruturas ao lado esquerdo. Agora, use esta figura acima para decifrar a figura abaixo, um pouco mais complexa:

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRFUtDIsLyn6I6ZJvTp5F8w78hW83EP6gpsinN-z991TDHhs0-k
Você consegue dizer onde estão as partes do tronco cerebral? O mesencéfalo também é chamado de pedúnculo cerebral. Agora, olhe esta figura ainda, aqui abaixo:


http://www.afh.bio.br/nervoso/img/tronco%20cerebral.gif
Aqui você vê a mesma figura acima, mas de frente e de baixo. Observe o tronco cerebral, com o pedúnculo cerebral, ou mesencéfalo, acima, a ponte, gorda, robusta no meio, e o bulbo abaixo. Observe que entre as estruturas ou de dentro delas, saem filetes, ramos que se unem e seguem um caminho. Estes filetes são os nervos cranianos. E estes nervos saem da superfície do tronco cerebral vindos de núcleos, agrupamentos de células, localizados na profundidade do tronco. Observe abaixo:

http://www.sistemanervoso.com/neurofisiologia/11_images/11_clip_image002_0006.jpg
Esta figura esquemática mostra o tronco cerebral por trás, com os núcleos dos nervos motores, ou seja, os responsáveis pela movimentação muscular. Temos, como disse, 12 pares de nervos cranianos, e destes 5 são exclusivamente motores, ou seja, não possuem ramos sensitivos: 

1. O nervo oculomotor, que fornece movimentação ao olho (leia mais sobre ele aqui);
2. O vero troclear, que também fornece movimentação ao olho (leia mais sobre ele aqui);
3. O nervo abducente, que também serve para movimentar o olho (leia mais sobre ele aqui);
4. O nervo acessório, que inerva alguns músculos do pescoço (principalmente p esternocleidomastóideo [ufa!] e o trapézio - olhe abaixo):

http://powershowz.medicalillustration.com/imagescooked/26785W.jpg
O esternocleidomastóideo e o trapézio são os dois músculos demonstrados acima que se localizam no pescoço.

5. Nervo hipoglosso, que inerva os músculos da língua.

Há outros nervos com núcleos demonstrados na figura do tronco cerebral acima. Mas estes nervos possuem também ramos sensitivos. São os chamados nervos mistos. São eles:

1. Nervo trigêmeo, cuja porção motora inerva os músculos da mastigação (leia mais sobre ele aqui);
2. Nervo facial, que possui muito mais uma função motora, inervando todos os músculos da face (leia mais sobre ele aqui);
3. Nervo glossofaríngeo, que apesar de ter uma grande parte sensitiva, possui parte motora que inerva os músculos da deglutição (o ato de engolir);
4. Nervo vago, que possui função mista, e sua porção motora é a responsável por praticamente todo o ato da deglutição, mas também é o nervo que inerva a musculatura da traqueia, esôfago, estômago, vias biliares e parte do intestino, fora o coração:

http://img.tfd.com/MosbyMD/thumb/vagus_nerve.jpg
Esta figura esquematiza tudo o que o nervo vago inerva. 

Olhe agora abaixo:

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/nervoscranianosesquema.jpg
Esta figura complexa demonstra os nervos e núcleos sensitivos à esquerda, em azul, e os motores à direita, em vermelho. E quais são os nervos puramente sensitivos, ou seja, aqueles sem componente motor?

1. Nervo olfatório, que responde pela sensação de olfato (leia mais sobre ele aqui);
2. Nervo óptico, que responde pela visão (leia mais sobre ele neste longo texto);
3. Nervo vestíbulo-coclear, que responde pela audição e pelo equilíbrio relacionado ao labirinto.

Muito bem, agora você já conhece por cima os nervos cranianos. Falaremos mais de cada um deles.