segunda-feira, abril 09, 2012

Os núcleos da base - O núcleo caudato

Esta estrutura tem este nome por que se parece com uma cauda. Possui, assim, uma cabeça, corpo e cauda. Observe abaixo:

http://www.psycheducation.org/emotion/caudarrow.jpg
A estrutura em marrom é o núcleo caudato. A estrutura em azul é o ventrículo lateral (veja aqui para saber mais), e a estrutura em amarelo é o putâmen, de quem falaremos mais no próximo post.

O núcleo caudato é longo, e por isso mesmo recebe fibras (aferências) de várias áreas corticais, tanto das frontais, como das parietais, occipitais e temporais. Juntamente com o putâmen, foram o corpo estriado, e é principal a via de entrada das informações que vêm do córtex para os núcleos da base (digo principal por que há outras vias menos conhecidas).

O caudato tem uma cabeça, a parte mais gorda e proeminente, logo na frente do cérebro, e mantém conexões com o lobo frontal. Aliás, estas conexões respondem em parte pela nossa inteligência, capacidade de concentração, atenção, planejamento, abstração, e flexibilidade mental, conjunto de funções a que chamamos de funções executivas. 

Alterações nestas conexões podem ocorrer em doenças psiquiátricas, como esquizofrenia (leia aqui), depressão (aqui) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH, ou ADHD em inglês) (leia aqui também). 

A atrofia do núcleo caudato é marca registrada em imagens de pacientes com uma doença chamada de doença (ou anteriormente coreia) de Huntington.

O caudato faz parte da via motora, mas sua função maior é a cognitiva, ou seja, mental, e comportamental.

O putâmen, que acompanha o caudato e o complementa, responde pela maior parte das vias motoras de entrada nos núcleos da base. 

Na doença de Parkinson, pode haver não alteração no volume ou estrutura do núcleo caudato, mas nas conexões que ele possui com outro núcleo, a substância negra, e no neurotransmissor mais importante que os conecta, a dopamina. 

Falaremos disso mais tarde.

Os núcleos da base

Conforme postado em tópico anterior, dentro do cérebro há ilhas, núcleos, de neurônios. Estes núcleos não ficam isolados, mas comunicam-se através de tratos de fibras com o córtex cerebral, o trinco cerebral, o cerebelo, a medula, e entre si. 

A função destes núcleos está sendo elucidada, mas lesões e doenças que causam degeneração destas estruturas demonstram a sua importância na coordenação e aperfeiçoamento dos movimentos produzidos pelo córtex motor cerebral. 

O cerebelo, já discutido em tópico anterior, auxilia na coordenação, sutileza e finesa dos movimento, além de coordenar a ação de músculos que agem uns contra os outros, ou seja, antagonistas. 

E os núcleos da base? O que fazem? Onde estão? Quais são?

Estas estruturas têm este nome por que localizam-se na base do cérebro. Anteriormente chamados de gânglios da base, comunicam-se com todas as estruturas cerebrais, possuem braços que se estendem ao longo de todo o cérebro, e sua influência chega à periferia (braços, pernas, cabeça, pescoço e tronco) através de suas comunicações com o tronco cerebral, e logo, com a medula e os nervos periféricos. 

São geralmente modulados por informações que vêm do córtex motor, na superfície do cérebro, e através de interações entre eles, aumentam ou diminuem as informações que chegam de volta ao córtex através de outra estrutura, o tálamo. 

Parece complicado, mas vai ficar mais simples. Continue lendo. 

Observe a figura abaixo:

http://homepage.ntlworld.com/teversal/myweb/CNS/Images/basal_ganglia1.jpg
Esta figura complexa, mas que você não precisa ver inteira, demonstra que os núcleos da base recebem inicialmente informação do córtex (do lado direito, as áreas coloridas na superfície cerebral), que percorre várias estruturas dentro e fora do cérebro, e depois volta ao cérebro, traduzida e modulada, através de outra estrutura cerebral, o tálamo. 

Observe abaixo quais são os núcleos da base:

http://homepage.ntlworld.com/teversal/myweb/CNS/Images/cbell6.gif
Este esquema demonstra (bem esquematizado mesmo) os núcleos da base. O córtex acima (em azul marinho). O corpo estriado (núcleo caudato e o putâmen, em roxo), globo pálido (em rosa), núcleo subtalâmico (em rosa escuro, a bolinha logo abaixo do globo pálido), e a substância negra (em azul escuro). Em azul claro está o tálamo, o relé maior do corpo, por onde passam todas as informações que entram e saem do cérebro.

Observe mais:

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcS6UaAEKV4i-zRcIOEigUpdKVNP-XWokYd7x2T9Ju3my-AR0aVA
Estes são os núcleos da base dispostos de forma anatômica. Como você pode ver, eles estão lá dentro do cérebro.

E aqui vai outra:

http://www.poderdasmaos.com/site/pub/bancoimg/bancodeimagens/Anatomia_Especial/TELECEFALO-43.jpg
Esta figura é direta, e não precisa de comentários.

Bem, vamos falar rapidamente sobre cada um dos núcleos da base nos próximos posts.