domingo, agosto 07, 2011

Confusão mental

Confusão mental é um termo bastante vago e genérico. Pode-se dizer que ocasionalmente "brancos", ou seja, esquecimentos rápidos e fugazes, como "Que rua é essa?", ou "Onde eu deixei meu carro?", ou mesmo "O que eu vim fazer aqui, mesmo?" sejam episódios de confusão, mas geralmente são benignos quando isolados, raros e sem consequências sérias, e apesar de merecerem investigação apropriada quando julgado pelo neurologista, geralmente não demonstram anormalidades maiores nos exames de sangue ou na tomografia de crânio. É claro que episódios destes que se repetem, ou de gravidade maior, devem ser investigados de forma bem rigorosa. Já falei de esquecimentos em um post anterior sobre memória. Mas hoje falaremos de algo ainda mais sério, quando há um quadro persistente de confusão mental.

Vou sugerir um quadro que é bastante frequente em pronto-socorros e em consultórios médicos. Imagine que um familiar idoso, tal como sua avó, ou seu avô, ou seu pai, que até ontem estava bem, andava,  comia sozinho, vestia-se só, fazia suas coisas só, de repente de um dia para o outro começa a não falar mais nada de forma correta, troca palavras ou frases, confunde-se em casa mesmo ou acha que não está em sua casa, ou associado à confusão o familiar dorme demais e não acorda nem para almoçar, ou acha que foi sequestrado, não o/a reconhece, ou torna-se agressivo e agitado de repente. Você já se deparou com uma situação dessas? Se já, sabe do que estou falando. É uma situação realmente difícil de lidar, com um familiar que de repente perde sua personalidade, suas características que conhecíamos e amávamos, e agora está outra pessoa.

A este quadro tão dramático dá-se o nome de estado confusional agudo ou delirium (não confundir com delírio, que é o julgamento errado de uma situação por conta de um quadro psiquiátrico ou neurológico, como o paciente esquizofrênico que acredita que as pessoas estão sempre falando mal dele, ou o paciente com doença de Alzheimer que acha que a esposa ou o marido está tendo um caso com alguém).

Estado confusional agudo é uma situação de emergência, geralmente causado por infecções, como pneumonia, infecção urinária ou mesmo uma gripe, ou problemas de eletrólitos, os componentes do sangue, como sódio, potássio ou cálcio, ou problemas de oxigenação do sangue (dificuldades respiratórias ou problemas pulmonares que impedem o oxigênio de chegar nos pulmões), ou problemas cardíacos graves como descompensação de uma insuficiência cardíaca, ou problemas metabólicos, como glicemia muito alta ou muito baixa, ou problemas graves de tireóide. Outras causas como desidratação, bastante comum na verdade, ou desnutrição, alcoolismo, abuso de medicações para várias doenças, problemas renais ou de fígado (hepáticos) graves, traumas cranianos, derrames podem ser encontradas. Internação por uma causa qualquer, mesmo em idosos antes supostamente sãos, e cirurgias podem desencadear um estado confusional agudo.

Qualquer um pode ter isso? Sim, todos estamos sujeitos, mas há fatores de risco. Quais são eles?

1. Idade avançada
2. Doenças graves subjacentes, como problemas graves de coração, rins, fígado, tireóide, problemas cerebrais como derrame prévio, demência (pacientes com doença de Alzheimer ou outras demências podem ter piora aguda de seu quadro demencial, caracterizando um estado confusional agudo)
3. Doenças psiquiátricas
4. Uso de múltiplas medicações para várias doenças diferentes

Demência e estado confusional são a mesma coisa? NÃO! Demência é um problema que se desenvolve ao longo de meses a anos. Estado confusional agudo desenvolve-se ao longo de dias, e pode ocorrer em pacientes demenciados.

O que fazer se meu parente tiver isso?

Leve-o imediatamente ao hospital. Isso é uma emergência médica, e as causas têm de ser descobertas o mais rápido possível e tratadas, pois podem levar a piora de um quadro subjacente, ou mesmo morte do paciente. O paciente deve ser diagnosticado, e exames como glicemia (exame do dedinho), exames de sangue, exame de urina, e mesmo uma tomografia de crânio, além de avaliações como oximetria de pulso devem ser solicitadas.

Portanto, se seu parente tiver isso, corra a um hospital com ele. Você e seu familiar só terão a ganhar com isso.