sexta-feira, agosto 17, 2018

Tenho Doença de Parkinson. Há riscos de meus filhos terem também?

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, ou seja, com o tempo, ocorre a morte de vários neurônios em regiões específicas cerebrais, com perda de ligação entre regiões do cérebro. A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum do mundo, perdendo somente para a doença de Alzheimer, e é muito comum após os 65 anos de idade. 

Os sintomas mais comuns são lentidão e rigidez muscular. O tremor de repouso pode ocorrer em mais de 40% dos pacientes, mas pode ser que alguns pacientes com doença de Parkinson não o apresentem, ou o apresentem tempos depois do início da doença. 

A doença de Parkinson clássica NÃO é hereditária, ou seja, NÃO passa de pai ou mãe para filho ou filha. Se seu pai ou mãe tem a doença, não significa que você terá a doença. No entanto, se você tem um familiar, especialmente pai ou mãe, afetado, sua chance de ter a doença aumenta um pouco em relação às outras pessoas, mas de modo algum determina que você terá a doença.  

Há casos genéticos, que passam de geração para geração, mas isso é raro, e geralmente relaciona-se a casos da doença que começam muito cedo. Sabe-se que somente 15% dos casos de doença de Parkinson possuem história familiar, e na maior parte dos casos (85% restantes), a causa é desconhecida.

Portanto, é possível dizer que a doença de Parkinson NÃO é hereditária!

E, infelizmentem não há modo conhecido de prevenir a doença de surgir.