segunda-feira, junho 18, 2012

Pequeno dicionário de termos médicos - Cãibra do escrivão

Cãibra do escrivão é uma doença que acomete pessoas na idade adulta, em geral, e se manifesta como contrações musculares involuntárias, anormais, dos músculos do braço, ombro e pescoço durante a escrita. Suas características clínicas e de eletroneuromiografia a definem como uma distonia, ou seja, uma afecção onde há contração anormal de agonistas e antagonistas musculares, muitas vezes com espalhamento das contrações para músculos que normalmente não estariam envolvidos com a atividade realizada, e que melhora com o sono.

A cãibra do escrivão é uma distonia focal, ou seja, de um membro ou de um segmento do corpo, e é definida como distonia tarefa-específica, ou seja, ocorre somente ou quase sempre durante uma atividade específica, aqui a escrita. Mas há casos, chamados de distonia complexa, onde os movimentos acabam por ocorrer com outras atividades além da escrita.

Esta condição afeta mais comumente adultos de ambos os sexos, mas pode ocorrer em crianças, e nestes casos pode ser manifestação de uma doença mais abrangente, genética. Em adultos, na maior parte das vezes, não encontramos causa para a doença, e assim, ela é chamada de idiopática.

Os movimentos anormais variam de pessoa para pessoa, desde um aperto mais forte da caneta ou uma modificação da letra, por vezes tornando-a ilegível, a movimentos anormais do braço, ombro e pescoço, podendo haver dor, esta às vezes causando mais incapacidade que os movimentos anormais.

O diagnóstico é clínico, mas especialmente em pessoas jovens devem-se afastar doenças genéticas que possam causar os sintomas, principalmente a doença de Wilson (acúmulo de cobre, descrita em outro tópico deste blog), mas doenças metabólicas outras, e outras afecções mais radas devem ser pesquisadas, com exames de sangue e urina e ressonância magnética do crânio. Outros exames ficam a critério do neurologista que assiste o paciente. Uma eletroneuromiografia diagnostica as contrações e caracteriza os movimentos como distônicos.

O tratamento baseia-se no uso de toxina botulínica (Botox ou Dysport) nos músculos afetados. Outras medicações podem ser usadas, a critério do médico assistente.