terça-feira, janeiro 15, 2013

Mais sobre doença de Parkinson - O que é bradicinesia?

Talvez esse seja o sintoma mais problemático para os doentes com DP, pois esta palavra traduz a lentidão que os pacientes sentem. A bradicinesia inicia-se logo no começo da doença, e como o tremor é mais intensa unilateral, progredindo ao longo dos meses ou anos para o outro lado. A bradicinesia é mais intensa do mesmo lado em que o tremor iniciou.

O paciente ou o familiar observa uma lentidão cada vez maior para comer, vestir-se, tomar banho, deitar-se, virar na cama ou cobrir-se. Pode tornar-se intensa com o avançar da doença a ponto do paciente necessitar de ajuda para comer ou vestir-se. A bradicinesia afeta todo o corpo, pescoço, braços e pernas. 

A bradicinesia está sempre presente, mas nem todos os pacientes a apresentam na mesma intensidade, alguns sendo mais afetados que outros. Há pacientes que com 10 anos ou menos de doença apresentam bradicinesia intensa, e pacientes com 15 anos ou mais que apresentam-na em intensidade menor. Portanto, a intensidade do sintoma tem a ver com a evolução em cada paciente individualmente. Mas não se preocupe se a bradicinesia é mais intensa em você ou em seu familiar, pois as medicações em uso controlam de forma satisfatória todos os casos, desde os mais leves até o mais intensos.

O diagnóstico da bradicinesia é simples. O seu médico pedirá para você tocar a ponta do seu indicador de uma mão na ponta do polegar da mesma mão rapidamente (esse teste chama-se de finger tapping, ou toque de dedos), abrir e fechar as mãos várias vezes seguidas ou alternar entre dorso e palma da mão sobre a mesa ou coxa várias vezes rapidamente. Pode ainda pedir para você mexer rapidamente um pé, depois o outro pé, sentado ou em pé.

A DP, assim como com o tremor, não é a única doença que apresenta bradicinesia. Há outras doenças neurológicas que podem ter a bradicinesia como sintoma predominante. A bradicinesia vem acompanhada de outro sintoma que também afeta todo o corpo, a rigidez, sobre a qual falaremos no próximo post.  

O tremor da doença de Parkinson

O tremor é o sintoma que os pacientes mais referem, e geralmente é o que os leva ao consultório médico. Os pacientes referem que ele atrapalha, incomoda, mas alguns pacientes não se sentem incomodados por ele, e até dizem que somente seus familiares o percebem. De qualquer modo, é um sintoma que merece atenção e tratamento.

O tremor aparece geralmente quando o braço está repousando, está quieto, como quando o paciente está vendo televisão, ou parado em pé com o braço em repouso. À medida que a doença vai avançando, ou mesmo em casos mais severos, o tremor pode aparecer em outras situações, como quando comendo, se vestindo, escrevendo. Como todo tremor, ele desaparece quando o paciente dorme.

Não é somente o braço que treme, mas as pernas e mesmo o queixo podem tremer. Uma característica importante da DP é que o tremor geralmente começa de um lado do corpo, e alguns meses ou anos depois acaba por passar para o outro lado. Isso tem que ser visto como um bom sinal, pois quando o tremor fica isolado em um lado do corpo, a possibilidade de ser DP diminui, e então, pode ser uma doença mais grave e menos tratável. Portanto, não fique com medo se a doença passar para o outro lado ou se seu médico disse que o tremor vai passar para o outro lado.

A DP não é a única doença que cursa com tremor. Várias são as doenças que têm o tremor como sintoma comum ou mesmo predominante. Se você treme, especialmente se o tremor é dos dois lados, já existe há muitos anos, e outros familiares seus também tremem, há grande chance de não ser DP. Fora isso, certas situações, como estresse, atividade física intensa, uso de café, álcool, certas medicações como remédios para inalação, podem produzir tremor.

Nem todos os pacientes com DP tremem, ou alguns tremem menos. Por isso, considera-se o tremor como importante, mas não como o sintoma que diagnostica a doença.  Além disso, o tremor pode ser leve ou mais intenso, e como já foi dito antes, o tremor pode ser somente de um lado, ou unilateral, ou mesmo ser bilateral, e mais tarde acaba passando para o lado contrário ao seu início. Há manobras que aumentam o tremor na DP, como abrir e fechar uma mão, enquanto a outro fica parada ao longo do corpo. O seu médico pode pedir também para você estender o braço e tocar a ponta do dedo na ponta do nariz repetidas vezes de cada lado, para ver se há um componente de postura ou de ação no tremor. Isso pode ajudar a afastar ou confirmar o diagnóstico de DP.