sábado, abril 23, 2011

Hipertensão arterial e neurologia - Relações perigosas

Hipertensão arterial é o aumento persistente da pressão arterial independente de exercícios ou repouso. A pressão normal deve ficar abaixo de 120 mmHg para a pressão sistólica (máxima) e 85 mmhg para a diastólica (mínima). Valores acima disso persistentemente são caracterizados como hipertensão arterial.

Esse problema leva a lesões persistentes nos vasos, que são os condutos por onde passa o sangue. Imagine um vaso flexível (um conduit, por exemplo), por onde passa água. Imagine agora que essa água vem com tudo por dentro do conduit, por anos e anos a fio. Um dia, esse conduit vai sofrer alguma lesão ou mesmo romper.

Pois é, mas nos vasos o negócio é diferente, por que um vaso sanguíneo tem várias camadas (3 na verdade), e a mais interna, chamada de endotélio é na verdade um órgão que produz substâncias importantes. O sangue vindo direto sobre esse vaso, anos e anos a fio, leva a alterações  no endotélio, e a mais importante é a deposição de colesterol e placas no endotélio, as famosas placas de gordura nos vasos (placas de ateroma).

Imagine as lesões vasculares em pacientes com pressão alta. Isso pode levar à formação de placas, e essas placas podem sair do local onde se formam e vão lá para cima no cérebro levando a derrames isquêmicos (os AVC's). Mais ainda, alguns vasos mais finos dentro do cérebro podem se romper por conta da pressão alta, levando a hemorragias cerebrais.

Uma figua de um vaso sanguíneo:



Agora um vaso com placa de colesterol:

Vaso sangüíneo com placas


Observe como a placa suja o vaso e diminui a luz (por onde o sangue circula). Pode ocorrer de essa placa se ferir, e obstruir o vaso, podendo levar também a derrames.

A circulação cerebral é composta de artérias e veias, como em qualquer órgão. As artérias são as carótidas e as vertebrais. Lá vai uma figura:



Observe que há uma carótida e uma vertebral de cada lado, e essas artérias são importante para p cérebro ficar vivo. Agora, veja uma carótida com placa causada por pressão alta e colesterol elevado:



Trate sua pressão alta. Você pode ter muitos mais anos de vida com isso.

Como funciona uma consulta médica? - Complemento.

Já falamos em post anterior o que ocorre, ou pode ocorrer, durante uma consulta neurológica. A neurologia é uma especialidade ampla, e muitas parte do corpo podem estar envolvidas em uma doença neurológica. Logo, chegar ao diagnóstico depende de sabermos procurar os sinais correspondentes aos sintomas dos pacientes.

Sintomas são as queixas, coisas que sentimos. Sinais são pistas visuais, táteis ou auditivas, ou seja, palpáveis, de uma doença, e que correspondem aos sintomas. Por exemplo, um paciente pode se queixar de dor de cabeça (um sintoma), e ao exame o médico observa inchaço dentro do olho (sinal) que corresponde à queixa do paciente.

Diz-se que a anamnese (a coleta da história clínica) é um método de pesquisa único, pois aqui o objeto de pesquisa (no caso, o paciente) fala! Ele pode dizer tudo o que sente, e um dos maiores médicos de todos os tempos, o canadense William Osler, dizia o seguinte: "Ouça o paciente com cuidado, ele está dizendo a você o seu diagnóstico".

Ouvir o paciente é questão de arte e paciência, mas também de tempo, algo precioso em consultas de SUS e planos de saúde, onde o médico é obrigado a atender 20, 30, 40 pacientes em um dia para ganhar o suficiente para se manter (é a realidade não só do Brasil, mas de outros países, como os Estados Unidos). Tempo é ouro no consultório, e deve ser usado com calma e sabedoria. Ouvir o paciente é ouro, e saber indagar o paciente, peruntar-lhe as questões certas, também o é.

Mas o paciente também é ativo nesta relação, não somente alguém que responde de forma passiva, mas alguém que fala, que indaga, que avalia o médico, e que reflete sobre o que é necessário falar ou não ao médico, para que este chegue ao diagnóstico de forma mais rápida e menos dolorosa possível, com o mínimo de exames.

Solicitar exames deve ser prática feita de forma judiciosa, criteriosa. Pedir exames vários para ver qual dá resultado positivo ou negativo é como caçar patos em uma clareira de olhos vendados. Você nunca vai saber se acertou um. Assim é a medicina sem a história clínica e sem o exame físico, mas infelizmente nos dias de hoje, com as consultas rápidas de 15 minutos ou menos, isso tem virado rotina.

Quanto mais o médico examina e indaga o paciente, e quanto mais o paciente ajuda o médico fornecendo respostas objetivas às perguntas, ou falando abertamente sobre sua doença quando solicitado pelo médico, menos exames serão pedidos, e mais rapidamente um diagnóstico será alcançado. Um médico não se mede pela capacidade e conhecimento dos exames que sabe pedir, mas pela capacidade de dar um diagnóstico com o mínimo de exames solicitados.

A medicina é uma arte. Dar um diagnóstico é uma arte linda, mas que exige conhecimento científico, psicologia, sabedoria e competência. Chegar a um diagnóstico é como chegar ao culpado de um crime, é uma investigação no melhor estilo Sherlock Holmes, é ser sábio, inteligente para fazer as perguntas certas e observar os detalhes, é observar o paciente desde a sala de espera até a saída do consultório, é colher todos os detalhes, pois todos são importantes. Muitas vezes uma afirmação que o paciente diz, ou uma pequena lembrança que lhe vem à mente, é suficiente para que o médico junte as peças e feche um quebra-cabeça.

O paciente, na sua interação com o médico, deve falar sobre sua doença, dizer o que sente, desde quando, a intensidade dos sintomas, onde estão os sintomas, e o que sente a mais além dos sintomas principais. As indagações do médico poderão levar ao diagnóstico, mas o médico pode ser levado a outras estradas, longe do diagnóstico correto, se não tiver perspicácia ou não souber indagar o paciente.

E se o médico parecer não fazer o que você pensou que ele faria, como por exemplo examinar seu olho quando o que você sente é dor de cabeça, ou ver suas mãos quando você se queixa de fraqueza nas pernas, pergunte a ele o porquê disso para que você possa ajudá-lo em outras ocasiões. Muitas vezes, como dissemos anteriormente, os sinais neurológicos que nos darão o diagnóstico estão em toda a parte do corpo do paciente, é só procurar.