sexta-feira, junho 29, 2012

Perguntas que os pacientes fazem - "Ando acordando à noite com dormência nas mãos. O que pode ser isso?"

Essa queixa lhe parece familiar? Se sim, leia até o final.

Alguns pacientes chegam ao consultório neurológico queixando-se de formigamento nas mãos durante a noite, sendo obrigados a balançar as mãos para que o mesmo suma. E isso muitas vezes incomoda tanto o paciente como seu cônjuge. Mas, o que é isso, e o que fazer se isso aparecer?

Primeiro, talvez a causa mais comum deste sintoma seja uma doença chamada de síndrome do túnel do carpo. Já discutida neste blog, a síndrome do túnel do carpo ocorre pela compressão e/ou inflamação do nervo mediano à altura do punho, em um canal chamado de túnel do carpo, ou túnel carpal. Observe abaixo:

http://www.clinicadamao.com/tuneld3.gif
Na figura acima, você observa o punho aberto, com o nervo mediano (a estrutura amarela no meio da figura). Este nervo pode sofrer compressão por tecidos inflamatórios que podem aparecer em decorrência de doenças como o hipotireoidismo ou outras doenças de glândulas (endocrinológicas), em pessoas que trabalham com as mãos (como datilógrafos, empregadas domésticas, escrivães e outros), ou em portadores de doenças dos nervos periféricos, como no caso do diabetes.

Mas a síndrome do túnel do carpo não é a única causa de dormência nas mãos.

Alguns pacientes podem ter a compressão do nervo mediano em localização mais alta, como na altura do cotovelo. Acontece que o nervo passa entre as duas partes de um músculo muito fácil de palpar em si próprio, o pronador redondo. Estenda seu braço com a palma da mão para cima, e fique com seus dedos em garra sobre a parte interna da união entre o braço e o antebraço. Agora, dobre seu cotovelo a 90 graus , com os dedos sobre o local, e vire a palma da mão para baixo. Você vai sentir um cordão grosso contraindo e relaxando. Este é o músculo pronador redondo. Pronação significa justamente virar uma extremidade para dentro, e supinação o oposto.

Observe abaixo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Pronator-teres.png
Esse é o seu antebraço, visto de frente (com a palma da mão voltada para quem vê a figura), e sem a pele (claro!). O músculo em azul é o pronador redondo. E o nervo mediano passa dentro dele.

Observe mais abaixo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Pronator-teres.png

Olha o mediano (novamente o fio amarelo na figura da direita) passando por dentro do músculo. Em pessoas muto musculosas, em certos problemas ortopédicos, em situações onde há compressão do nervo, ou em outras doenças, o nervo pode ser comprimido ao nível do músculo, e daí ocorrer a dormência na mão (nesse caso, diferente da síndrome do túnel do carpo que pode ser bilateral, os sintomas costumam ser de um lado só; mas isso não é regra absoluta).


E alguns pacientes podem ter problemas de coluna, com hérnias de disco e protrusões discais (quase ou futuras hérnias), além de desvios da coluna e outros problemas, que podem comprimir as raízes lá em cima, e causar confusão com túnel do carpo. Muitos destes pacientes podem ter dormência não só quando deitam, mas também ao fazer certos trabalhos com os braços, levantar os braços, etc...


A compressão das raízes que saem acima da quinta e da sexta vértebras cervicais (e temos 8 vértebras cervicais com 8 raízes cervicais numeradas de C1 a C8) podem levar a sintomas semelhantes aos do túnel do carpo,mas podemos aqui também ter fraqueza seletiva de músculos servidos por estas raízes e alterações de reflexos. 


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Pronator-teres.png
Esta é sua coluna cervical (diga muito prazer, coluna cervical), com uma inflamação na altura da quinta raiz cervical e sintomas que correm até o polegar (território de inervação da quinta raiz, ou raiz de C5).

Outras doenças podem dar dormência nos braços de forma crônica, ou seja, ocorrendo há mais de 4 semanas, mas são mais raras.

As doenças que causam dormência aguda nos braços, ou seja, que se desenvolvem rapidamente em horas ou dias, ou começaram há menos de 4 semanas, são um caso a parte, e poderão ter um post a parte também.

Com relação ao diagnóstico de cada uma das doenças acima, somente seu médico saberá os testes necessários a serem realizados para confirmar (ou não) cada uma das doenças. Siga todas as orientações médicas de forma correta. E o tratamento é ditado pela doença, por cada caso, e pelo médico que acompanha o paciente.