sábado, outubro 01, 2011

Derrame dá dor de cabeça?

Dou um pequeno tempo na discussão das manifestações relacionadas ao uso abusivo de álcool para discutir brevemente algo sobre o que meus pacientes me perguntam sempre:

Derrame dá dor de cabeça?

Em primeiro lugar, dor de cabeça tem várias causas, como já foi discutido anteriormente neste blog. Qualquer doença ou lesão que cause inflamação em áreas da cabeça e do cérebro que produzam dor, como as meninges (as membranas que recobrem o cérebro), o revestimento do osso (periósteo), os vasos da cabeça, e os músculos que estão embaixo da pele, pode causar dor. Logo, uma lesão que cause inflamação de quaisquer destas estruturas pode causar dor.


Levando-se isso em consideração, e sabendo-se que um derrame incha e leva a inflamação de vasos e estruturas cerebrais, pode-se dizer sem medo de errar que derrame pode sim causar dor de cabeça. E mais, o local da dor nada tem a ver com o local do derrame.


Mas, e pessoas com dor de cabeça há muito tempo, esta dor tem a ver com derrame? Essa é a dúvida! Pois hoje um paciente mostrou seu medo ao perguntar se uma dor de cabeça crônica poderia ser um derrame. Não! Derrame não se manifesta como dor de cabeça única e exclusivamente. Derrame se manifesta como perda da capacidade de falar ou entender/dizer palavras e frases, perda da força de um lado do corpo, fala enrolada ou empastada, perda súbita de equilíbrio e coordenação de uma parte ou lado do corpo, perda da sensibilidade de um lado do corpo, perda de visão. A dor de cabeça vem acompanhando estes sintomas, e não precedendo de meses ou anos estes sintomas.


Outra coisa - aneurisma cerebral não costuma se manifestar como dor de cabeça de anos de duração. A dor de cabeça que o aneurisma causa é súbita, intensa, rápida, a pior da vida, como dizem os pacientes.


Uma observação que pode interessar. Estudos recentes demonstram que enxaqueca de longa duração pode estar associada a derrame (enxaqueca como a descrita neste blog, como dor unilateral ou que muda de lado, pulsátil ou latejante, com luz, barulho e cheiro forte incomodando, além de náuseas e vômitos, durando de 4 a 72 horas), especialmente em mulheres com auras (focos coloridos ou escuros na vista minutos antes da dor), e especialmente em mulheres com pressão alta mal ou não tratada e em fumantes (mais uma vez o fumo mostra que causa mais mal do que bem).

O uso de anticoncepcionais orais pode estar associado a um maior risco de derrame em mulheres com enxaqueca não tratada, mas isso não quer dizer que você deve parar de usar o seu anticoncepcional - não faça isso! O uso de anticoncepcional em mulheres com enxaqueca crônica ou com enxaqueca com aura não tratada deve ser feito em conjunto com o tratamento da enxaqueca, sendo que ginecologista e neurologista devem trabalhar juntos para assegurar a você, mulher, mais proteção e menos risco.

E mais, ratifico o que disse anteriormente - se você tem dor de cabeça, mesmo não sendo diária ou muitas vezes por semana, não se auto-medique! Vá a um neurologista o tanto antes. E cuide-se sempre.