sábado, março 19, 2011

Como prevenir a enxaqueca

Enxaqueca, definida como uma cefaleia unilateral, latejante, em que a luz e o barulho incomoda, podendo ter náuseas, vômitos e tontura, durando de 4 a 72 horas, e vindo com sintomas visuais, pode ser evitada (prevenida).

Inicialmente há considerações não medicamentosas a serem discutidas:
1. O paciente portador de enxaqueca (sim, enxqaqueca não aparece do nada, como uma dor de cabeça que vem há 15 dias, mas é uma doença que comumente aparece entre a adolescência e o início da vida adulta, podendo acometer crianças e mesmo pessoas mais velhas) não deve perder horas de sono, nem dormir a mais do que costuma, mesmo em domingos e feriados, pois isso pode acarretar uma crise.
2. O paciente não deve perder refeição, e deve se alimentar, de preferência, em pequenas porções a cada 3 horas, auxiliando assim o metabolismo, inclusive prevenindo a obesidade. Perder refeições pode significar dores e crises mais fortes.
3. O paciente não deve se expor excessivamente ao sol, devdndo usar óculos escuros e chapéus de aba larga, especialmente se for passar longas horas embaixo do sol, como em filas de parques de diversão ou na praia.
4. O paciente não deve ingerir álcool de forma regular e nem em doses elevadas, pois pode estar em uso de medicação com a qual o álcool pode interagir, podendo dar efeitos colaterais (consideração mais importante para o ácido valpróico, o valproato de sódio e o divalproato de sódio).
5. O paciente deve conhecer se há algum alimento que provoque uma crise, e deve evitá-lo. Os alimentos mais comumente associados a crises são:
a. Chocolate
b. Doces e açúcar cristal
c. Frituras
d. Embutidos
e. Condimentos industrializados, como ketchup e mostarda
f. Salsichas e enlatados
g. Castanhas e nozes
Há outros alimentos, a depender do paciente. Já vi pacientes que tinham dores com o consumo de pepino ou melancia. E tenho paciente que não têm problemas com alimentos. Logo, revise sua vida, e veja se há algum alimento que você deva evitar, pois se houver, seu consumo pode desencadear uma crise.

O que usar nas crises de enxaqueca?

Como já dissemos anteriormente, ter dor de cabeça é muito, mas muito desagradável. A vontade de acabar com a dor é maior que a capacidade de discernir o que é bom e o que não é bom para tomar, especialmente quando não temos conhecimento do que estamos tomando. Logo, vamos esclarecer alguns detalhes:

1. Analgésicos, como aspirina, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, ketorolaco, e outros nomes são bons para acabar com uma crise de cefaleia, mas não devem ser usados em excesso (ou seja, mais do que 2 ou a 3 comprimidos POR SEMANA, isso mesmo, SEMANA!). O risco é você levar a uma cefaleia chamada de cefaleia por abuso de analgésicos, que costuma ser leve a moderada, mas pode ser intensa, e píor, diária ou quase diária.

2. Os famosos alcalóides do ergot, tão usados por aí afora (ergotamina e congêneres), também auxiliam na crise, mas cuidado. Não devem ser usados mais do que 2 a 3 comprimidos por semana da mesma maneira que os analgésicos, por conta da piora das dores, mas também podem, em cardíacos, causar angina, dores no peito, e mesmo infarto do miocárdio. Logo, se você é cardíaco ou já teve infarto, comente isso com seu neurologista antes de lhe prescrever uma medicação.

3. Os triptanos são os melhores, comprovadamente mais eficazes nas crises. São o sumatriptan, o rizatriptan, o naratriptan, o elatriptan, o fovratripan, e o zolmitriptan. Mas também padecem dos mesmos riscos dos medicamentos anteriores. Fora isso, não devem nunca ser usados por cardiopatas ou pacientes que tiveram infarto ou angina, e nunca devem ser usados junto com os ergotamínicos, pois podem desencadear infarto ou isquemia do coração.

No próximo artigo, falaremos sobre as medicações preventivas de enxaqueca.