sábado, setembro 21, 2013

Parkinsonismo

Voltamos a falar do tema Parkinsonismo. Este termo é amplo, e engloba várias doenças.

Parkinsonismo é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas, e que pode estar presente em várias doenças. Os sintomas desta síndrome são:

1. Tremor de repouso, um tremor que pode ocorrer nos braços e pernas, e é mais evidente quando o braço, ou a perna, está em repouso, encostado na cadeira ou na cama.

2. Lentidão de movimentos ou bradicinesia, ou seja, os movimentos voluntários (aqueles que são de nossa vontade) e os automáticos (aqueles que podem ocorrer de forma inconsciente, como balançar os braços ao andar e piscar os olhos) estão lentos e/ou menos amplos.

3. Rigidez, ou seja, as articulações estão menos flexíveis e mais rígidas. Pode haver um fenômeno chamado de roda-dentada, observado ao mexermos as articulações, sentido-se como se a articulação uma engrenagem feita de rodas dentadas.

Há um quarto sintoma, nem sempre presente, que é a instabilidade postural, ou seja, o risco de queda, ou mesmo quedas francas, quando o paciente tenta ficar em pé, quando anda ou é puxado para trás.

Parkinsonismo pode ser encontrado em várias doenças. As mais comuns são os parkinsonismos induzidos por medicações. Alguns antipsicóticos e medicações usadas para labirintites, fora outras medicações podem produzir parkinsonismo.

Já a forma degenerativa mais comum é o que chamamos de parkinsonismo primário, idiopático (sem causa conhecida), que é a própria doença de Parkinson.

Outras formas de parkinsonismo existem, como doenças que se parecem com a doença de Parkinson mas não são, os chamados parkinsonismos atípicos. Poderemos falar mais deles em posts posteriores.

Há ainda os parkinsonismos causados por traumas cranianos, derrames, hematomas cerebrais, hidrocefalias e tumores cerebrais.

Há os parkinsonismos presentes em outras doenças neurológicas, como a doença de Wilson (acúmulo de cobre, geneticamente, no corpo), forma juvenil da doença (ou coreia) de Huntington, algumas formas de síndromes cerebelares (ataxias) genéticas, e outras doenças.

E mais recentemente, há os parkinsonismos genéticos, que alguns chamam de doenças de Parkinson genéticas, já somando cerca de 14 a 15, e que são causados por mutações genéticas. São os chamados PARK, indo de PARK 1 a PARK 15 ou 16. Falaremos mais deles depois.