terça-feira, março 22, 2011

Demências secundárias

Demências secundárias são as que possuem causa definida quando são bem investigadas. As causas variam, e a mais comum é doença vascular cerebral (derrame cerebral). Derrames podem causar demência, e não necessariamente precisam ser muitos derrames. Pode ser que um derrame único, mas grande ou localizado em uma região importante do cérebro leve a demência, ou pode ser que múltiplos derrames, ou múltiplos pequenos derrames ocasionem os sintomas de demência.

Hipotireoidismo (tireóide funcionando abaixo do normal) pode causar alentecimento mental, sonolência, moleza, sintomas semelhantes a depressão, e mesmo demência, em especial em idosos. A mesma coisa pode-se falar da sífilis, doença antiga, da época dos antigos gregos, e que ainda existe em nosso meio, causada por uma bactéria em forma de bastão alongado chamada de Treponema pallidum. Sua transmissão é por meio geralmente sexual (sexo sem camisinha com pessoas portadoras de sífilis), mas uma mãe com sífilis pode transmitir a bactéria para o feto durante a gestação. A sífilis possui três fases, chamadas de primária, secundária e terciária, essa levando anos ou décadas para se manifestar, e pode ocorrer como demência.

Traumas cranianos podem levar não só a lesões cerebrais (contusões e concussões), como podem levar à formação de hemorragias (hematomas) tanto dentro do cérebro (intraparenquimatosas) como fora dele (hematomas epidural, o mais externo; subaracnóideo, localizado no compartimento onde flui o líquido da cabeça; e o subdural, esse o mais comum em idosos). O diagnóstico é facilmente feito através de uma tomografia de crânio, quando pela história e pelo exame o médico suspeita de hematoma cerebral.

Meningites crônicas como as causadas pela tuberculose ou outras doenças crônicas, e infecções cerebrais durante a infecção pelo HIV (AIDS) também podem causar demência. Nestes casos, após uma tomografia de crânio, deve-se fazer um líquido da espinha atrás de anormalidades que indiquem a causa do problema.

Epilepsia pode ser causa de demência? Não necessariamente, mas crises contínuas, ou seja, que não param, e que podem persistir por dias mesmo sem abalos ou mesmo sem o paciente se debater (chamadas de status epilepticus não convulsivo) podem ocorrer e levar somente a confusão mental persistente, sendo o diagnóstico feito através da suspeita pela história e pelo exame clínico, e por um eletroencefalograma.

Outras doenças mais raras podem levar a demências secundárias. E nem sempre uma demência secundária é tratável. A investigação deve ser pormenorizada, feita logo que se detecta o problema, para que as consequências sejam mínimas. E a investigação deve ser feita por um neurologista.

Demência - Definições para o leigo

Demência é uma condição em que ocorre progressiva perda de funções mentais que antes eram normais. Ou seja, ocorre perda de memória e/ou de cálculo e/ou de orientação espacial (incapacidade de se orientar em locais antes conhecidos) e/ou reconhecimento de pessoas e/ou capacidade de comunicação verbal (linguagem, tanto falar o que se quer quanto entender o que nos é falado) e/ou modificação de personalidade ou comportamento, e outros tantos sintomas que podem ocorrer. Perceba que o e/ou significa que pode haver uma combinação de déficits em uma mesma pessoa.

Como disse no início, estas perdas são progressivas, ou seja, demência não ocorre de uma hora para outra. Em casos nos quais o paciente, geralmente idoso, tem alterações agudas ou subagudas (horas a dias) de suas funções mentais, denomina-se delirium ou estado confusional agudo (não confundir com delírio, que é um sintoma psiquiátrico), e é um quadro urgente, tendo o paciente que ser visto imediatamente por um médico, pois as causas são variadas, podendo ser graves, como infecção pulmonar ou renal, ou mesmo um derrame, e são geralmente tratáveis, se não curáveis. Já a demência geralmente evolui por meses a anos, é causada por doenças de evolução geralmente lenta, sua evolução não é súbita, e a maior parte dos casos não tem cura.

Pacientes demenciados podem ter piora aguda de sua demência, ou seja, podem ter um quadro de delirium, que pode ser causado por infecção pulmonar, renal, escara infectada, gripe ou qualquer doença infecciosa aguda, problemas de sangue (queda de sódio ou cálcio), ou insuficiência renal. Ou os pacientes pode ter crise convulsiva, derrame ou outras doenças agudas durante a demência, o que pode complicar o quadro.

Entre as demências, temos as chamadas primárias e as secundárias. As primárias são as que não se conhece a causa. São principalmente a doença de Alzheimer, e uma doença rara chamada de demência fronto-tempoal (falaremos sobre ela em outro tópico).

Entre as demências secundárias, a mais comum é a demência vascular (causada por um ou vários derrames). Há também a demência causada por problemas de tireóide, hematomas da cabeça, traumas cranianos, hidrocefalia (aumento dos compartimentos de líquido da cabeça), tumores cerebrais, sífilis, deficiência de vitamina, alcoolismo, e outras causas mais raras.