segunda-feira, agosto 22, 2011

Pequeno dicionário de termos médicos - Hemiparesia

Hemiparesia é outra daquelas palavrinhas que vêm do grego (esse grego...), que quer dizer fraqueza (paresia) e hemi (metade, meio), e quer dizer fraqueza de metade do corpo. Não, não é a metade de cima ou a de baixo, mas a de um lado ou outro. Assim, falamos de hemiparesia direita ou esquerda. A hemiparesia pode afetar a face, quando então chama-se de hemiparesia completa. Se for do pescoço para baixo, chama-se de hemiparesia incompleta.

A paresia é uma fraqueza que não é total, ou seja, ainda há algum grau de força. À fraqueza total, chama-se de plegia (quando o paciente não consegue mover absolutamente nada daquele membro ou hemicorpo).

Qual a causa mais comum das hemiparesias/hemiplegias? Geralmente são os derrames, ou AVC's. Mas tumores e traumas cranianos ou de parto (quando o bebê sofre durante a saída pelo canal vaginal ou pela incisão da cesareana) pode causar isso também. 

Além da hemiparesia e da hemiplegia, há outros termos interessantes a serem destacados aqui:

1. Monoparesia/monoplegia - É a fraqueza (completa ou não) de um único membro (um braço ou uma perna)
2. Diparesia/diplegia - É a fraqueza dos dois lados do corpo, mas que ocorrem em momentos diferentes, como um derrame que afeta um lado, e logo após vem outro afetando o outro lado.
3. Paraparesia/paraplegia - É a fraqueza ou dos dois braços (mais raro, chamado de paraparesia braquial) ou das duas pernas (paraparesia crural). Este último é geralmente causado por lesões da medula espinhal.
4. Tetraparesia/tetraplegia - É a fraqueza dos quatro membros de uma só vez, como ocorre nas lesões medulares altas, como ao nível do pescoço (cervical)