domingo, abril 22, 2012

O que é um ataque isquêmico transitório? ou "Princípio de AVC"

Ataque isquêmico transitório, ou AIT, é um evento vascular, ou seja, um problema da vasculatura cerebral, e que muitos conhecem como "princípio de AVC". Na verdade, o AIT não é um princípio de AVC, mas um AVC (derrame) de verdade, mas que demora pouco, dura pouco, e logo tudo volta ao normal.

Um AIT é um evento vascular que dura pouco, resolve-se geralmente em questão de minutos, e apresenta exames de imagem normais, ou seja, sem lesões aparentes decorrentes dele.

O AIT obedece aos mesmos requisitos que um AVC isquêmico (leia aqui e aqui para saber mais). Ocorre de forma súbita, pode piorar ao longo dos minutos, pode causar fraqueza, dormência, perda de sensibilidade, alteração da fala, perda da linguagem, incoordenação, alterações da marcha, perda de visão, confusão. Mas em geral, de acordo com os critérios antigos, deve durar 24 horas e resolver completamente.

Mas os últimos exames de imagem demonstram que 24 horas é um tempo muito longo. Isso por que, em média, os AIT's re resolvem em 60 minutos ou menos (em geral 15 minutos mais ou menos na experiência do escritos deste artigo), e aqueles que duram mais do que isso na verdade são derrames verdadeiros, provados pela tomografia ou ressonância magnética com uma técnica chamada e difusão, que demonstra lesões agudas inflamatórias e vasculares, mas cujos sintomas clínicos se resolvem. Ou seja, um AIT que dura mais do que 60 minutos pode não ser um princípio de AVC, mas um AVC de verdade.

O AIT é benigno? Não! Não é! Dependendo de vários fatores, um AIT pode ser simplesmente o aviso de que um derrame maior, e logo mais duradouro e incapacitante, está por vir. Há uma escala usada por nós, médicos, baseada em estudos para poder definir este risco. Esta escala (chamada de ABCD2) usa critérios como idade, pressão arterial, presença de perda de força ou alteração de linguagem no AIT, diabetes, e a duração do AIT para medir o risco de um AVC (leia mais aqui para uma avaliação técnica do assunto).  E cerca de metade dos AVC's que ocorrem após um AIT o fazem 48 horas após.

Quais são as causas de um AIT? Exatamente as mesmas de um AVC (leia aqui). Mas é claro que há certas causas mais raras de AVC, como inflamações vasculares (vasculites) ou doenças genéticas, que não serão discutidas nesta tópico, mas podem ser discutidas em tópicos posteriores.

Há outras causas para sintomas semelhantes aos de um AIT? Doenças outras podem causar uma plêiade de sintomas que se parecem com sintomas de um AIT, mas quando faz-se imagem cerebral, demonstra-se serem outras doenças. E quais são estas doenças?

1. Hemorragia cerebral - Pequenas hemorragias podem dar sintomas semelhantes aos de um AIT, mas neste caso uma tomografia de crânio é suficiente para tirar a dúvida (experiência do autor).
2. Trombose venosa cerebral - A obstrução de veias do cérebro pode causar sintomas semelhantes aos de um AIT, e nestes casos deve-se pesquisar a causa, geralmente encontrada com estudos das veias cerebrais.
3. Crise epiléptica - Crises podem durar pouco, e se parecerem com um AIT. Mas em geral ocorrem várias vezes ao dia, ou várias vezes por semana, algo raro para um AIT, que ocorre poucas vezes antes de um AVC de verdade se formar. Nestes casos, um eletroencefalograma pode ajudar no diagnóstico.
4. Hemorragia subdural - Hemorragias no espaço entre o cérebro e a dura-máter, de fora do cérebro, podem causar sintomas semelhantes aos de um AIT, e uma tomografia de crânio pode ajudar a elucidar o diagnóstico.
5. Queda de pressão - Quedas de pressão podem causar sintomas parecidos, mas nestes casos deve-se estudar os vasos cerebrais pois aqui, geralmente, há fechamento de um vaso que sofre com a queda de pressão.

E como diagnosticamos um AIT? Na chegada ao PS, o paciente deve ser internado para investigar. Tomografia de crânio, doppler de carótidas, ressonâncias e mesmo angiografia cerebral, a depender do caso, valem no diagnóstico. Deve-se despender todo o esforço possível na elucidação da causa de um AIT, pois se deixado sem investigação, um AIT pode virar um AVC de verdade (Isso pode ocorrer mesmo no hospital, horas após o AIT. Mas como a maior parte dos AVC's se formam após 48 horas do AIT, o uso de medicações, controle da pressão e da glicemia, e uma investigação bem feita acabam por fazer a diferença na vida do paciente).

O tratamento é o mesmo de um AVC, mas mais intenso e em busca de evitar um AVC de ocorrer. Leia aqui para saber mais.