sábado, abril 28, 2012

Os núcleos da base - O núcleo subtalâmico

Este é mais um dos núcleos que forma os núcleos da base, e seu nome deriva do fato de esta estrutura estar abaixo do tálamo, daí o nome subtalâmico.

Observe abaixo:

http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/apoptose/restrito/ganglios.gif
O núcleo subtalâmico é a estrutura em rosa abaixo da grande massa acinzentada na figura (ou seja, o tálamo). Observe maia esta figura:

http://www.profelis.org/amc/ap1/gifs/basal-ganglia_normal.gif
Nesta figura, você vê a relação entre os núcleos já discutidos, o núcleo caudato e o putâmen em azul, o globo pálido em azul claro e branco, o tálamo em rosa e o núcleo subtalâmico em cinza. Esta figura demonstra a disposição destes núcleos separados do restante do cérebro. Aqui estão outras massas de substância cinzenta, a substância negra, principal núcleo da doença de Parkinson, e o núcleo rubro.

O núcleo subtalâmico é o único núcleo que possui um neurotransmissor excitatório (que excita, estimula outras terminações nervosas), o glutamato. Este núcleo participa ativamente de todas as informações que saem do córtex e vão para os núcleos da base, incluindo terminações diretas que saem do córtex para ele. Fora isso, ele se conecta ao globo pálido e ao tálamo, e ao putâmen/caudato.

Lesões do núcleo subtalâmico levam a uma condição chamada de hemibalismo/hemicoreia, onde há movimentos desordenados, involuntários, de grande amplitude de um lado do corpo, contrário ao lado lesado. As causas mais comuns disso são derrames e diabetes descompensando, mas traumas e esclerose múltipla também pode causar esta condição.

O núcleo subtalâmico é a principal estrutura usada no tratamento da doença de Parkinson com a técnica de estimulação cerebral profunda, o famoso marcapasso cerebral.

Observe abaixo:

http://www.mayfieldclinic.com/images/bilateral_dbs_72.jpg
Nesta figura, dois eletrodos (o marcapasso deles está no peito) estão colocados de cada lado no núcleo subtalâmico para tratamento da doença de Parkinson.

Observe mais abaixo esta figura que demonstra o marcapasso e o eletrodo, desta vez de um lado só (esquerdo):

http://biomed.brown.edu/Courses/BI108/BI108_2003_Groups/Deep_Brain_Stimulation/images/man2.jpg
Falaremos, no próximo post sobre anatomia, da substância negra.