sábado, maio 21, 2011

Dicas aos pacientes 3

Mais dicas que podem ser úteis em sua consulta:

1. Em caso de fraqueza ou dormência, tente sempre localizar a fraqueza ou a dormência o mais preciso possível.

Por exemplo: Se você vem sentindo fraqueza nas pernas, é interessante relatar ao médico se a fraqueza é mais na coxa, na perna ou no pé. Isso é muitíssimo valioso no diagnóstico. O médico vai usar termos como proximal e distal. Proximal é aquilo que está perto do tronco, ou seja, a coxa e a virilha. Distal é aquilo que está longe do tronco, mais próximo da extremidade, como a perna ou o pé.

Muitas vezes a fraqueza ou a dormência é mais localizada. Um exemplo claro são as neuropatias, as doenças dos nervos que saem da medula. Elas dão fraqueza ou dormência/perda de sensibilidade em áreas bem delimitadas. Vamos a um exemplo: Você já acordou sobre o braço? Se sim, lembre se quando você acordou, você se assustou por que a mão sobre a qual você dormia não estava mais levantando. Pois é, o ombro estava bem, o braço também, o antebraço ótimo, você até conseguia fechar a mão, mas não conseguia levantá-la, certo? Isso por que você comprimiu um nervo só, neste caso o nervo radial. E se isso ocorreu com você, você lembra onde na sua mão ficou dormente? Não foi na parte de trás da mão (no dorso) entre o dedão (polegar) e o indicador (índex)? Pois é ali a área exclusiva de sensibilidade do nervo radial.

Outro exemplo é uma doença chamada de meralgia parestésica, muito comum em pessoas obesas, em gestantes, pessoas que carregam coisas pesadas por muito tempo de um lado só do corpo, como carteiros, pessoas que usam calças apertadas, e podendo ocorrer também em pessoas que passaram muito tempo sentadas. Nesta doença, um nervo puramente sensitivo, ou seja, que não move nada, só nos faz sentir, o nervo cutâneo lateral da coxa, está sendo comprimido. E por onde este nervo sai?  Lá vai uma figura para mostrar este nervo tão interessante:



Esta imagem veio daqui: http://thepainsource.com/wp-content/uploads/2010/08/meralgia-paresthetica-Mayo-Foundation.jpg

O nervo é este cordão amarelo saindo logo medial (do lado de dentro) do osso da bacia, que você pode sentir palpando em você mesmo. A área que fica dormente e com pouca sensibilidade, e que acaba por ficar doendo muito, é justamente uma área na parte lateral (mais externa) da coxa, que se estende da raiz da coxa até o joelho ou logo acima dele. Se você chegar ao médico se queixando de dormência na perna, é obrigação do médico checar onde está a dormência para fazer o diagnóstico correto. Mas se você chegar já mostrando a área que está dormente, fica mais direto o exame o o diagnóstico. Nós costumamos desenhar a área com caneta, e assim chegamos ao território de um nervo específico, e logo ao diagnóstico.

Note que não quero que os pacientes façam diagnósticos em casa, já que somente nós médicos podemos fazer diagnósticos e tratamentos. Mas se o paciente souber identificar seus sintomas e relatá-los de forma detalhada, o diagnóstico sai bem mais fácil, e o melhor, com o mínimo de exames possível.