sexta-feira, setembro 20, 2013

Tumores cerebrais - Meningeomas

O cérebro é formado por vários tipos celulares, e é envolto por membranas que o protegem, as meninges (já discutidas em outros posts deste blog). Qualquer tipo celular pode dar origem a um tumor, e com relação às meninges não poderia ser diferente. 

O meningeoma é justamente um tipo de tumor originado das células que compõem as meninges. E há vários tipos de meningeomas. No entanto, neste blog, falaremos de forma sucinta a respeito deste que é um dos tipos mais comuns, e mais benignos, de tumores cerebrais.

O nome meningeoma foi usado pela primeira vez em 1922 pelo eminente cirurgião Harvey Cushing, que descreveu e ampliou os conhecimentos sobre este tipo de tumor. 

Os meningeomas originam-se de uma das membranas meníngeas, a aracnoide (observe abaixo). 

http://classconnection.s3.amazonaws.com/1598/flashcards/786611/jpg/meninges.jpg
Acima, você vê um corte das meninges. A aracnoide é a meninge que fica no meio, entre a dura-máter acima e a pia-máter abaixo. 

Os meningeomas são quase sempre benignos, mas alguns podem sofrer o que chamamos de transformação maligna. São tumores encapsulados, ou seja, protegidos do resto do cérebro por uma cápsula ou capa, bem vista nos exames de ressonância magnética. Crescem de forma lenta, podem penetrar os ossos, causando destruição ou aumento do osso por reação inflamatória. Em termos patológicos, há vários tipos de meningeomas.

Sua localização varia, e os sintomas que produzem dependem mais de sua localização e do seu tamanho. Os menigeomas são tumores extra-axiais, ou seja, crescem fora do cérebro, mas o comprimem à medida que crescem. Não são, portanto, tumores cerebrais. São mais comuns em adultos e raros em crianças.

As localizações mais comuns dos meningeomas seguem:

http://www.hopkinsmedicine.org/neurology_neurosurgery/specialty_areas/brain_tumor/center/meningioma/img/meningioma2-ian-suk.jpg

http://www.hopkinsmedicine.org/neurology_neurosurgery/specialty_areas/brain_tumor/center/meningioma/img/meningioma3-ian-suk.jpg
Os meningeomas são acima representados como as bolas verdes. Observe que eles "nascem" por fora do cérebro, onde o cérebro é coberto por meninges, de preferência nas superfícies ósseas, e acabam por comprimir o cérebro.

Os sintomas são variados, e podem ser dor de cabeça (o sintoma mais comum), confusão mental (especialmente nos casos de crescimento rápido ou localização na parte de trás do cérebro), e fraqueza de um lado do corpo (do outro lado do meningeoma). Outros sintomas podem surgir na dependência da localização do tumor, como crises convulsivas, perda de memória, alterações visuais, visão dupla, tontura, dificuldade para falar, incoordenação, e outros sintomas. 

Pelo que você pode observar, os sintomas são variados, e muitas outras doenças podem ter os mesmos sintomas. Ou seja, a presença de um deste sintomas não faz o diagnóstico da presença do tumor, mas sugere que algo de anormal pode estar acontecendo. 

A causa dos meningeomas é desconhecida, mas sabe-se que a exposição a radiação, como exposição a exames que usam radiação, como tomografias e radiografias, e a materiais radioativos, é uma causa, especialmente em crianças (não que devamos evitar estes exames, pois são de extrema importância quando bem indicados, mas temos que fazê-los somente quando indicados e sugeridos pelo médico). Há dúvidas se traumas cranianos podem causar meningeomas, e esta possibilidade ainda está em aberto. O uso de telefones celulares, alardeado como causa de tumores cerebrais já há alguns anos, ainda não foi definido como causa de meningeomas, pelo menos em estudos de acompanhamento de pacientes por até 15 anos. 

Causas genéticas, como alterações de cromossomos, podem ser muito importantes na origem dos meningeomas, e várias alterações já foram descritas. Há também a associação de meningeomas com outras doenças, como a neurofibromatose tipo 2, que pode levar a formação e tumores cerebrais.

De todos os tumores intracranianos, os meningeomas representam cerca de 20% (ou 1/5 de todos os tumores). Somente 1/4 dos meningeomas produzem sintomas. Os 75% restantes são assintomáticos, e muitos deles descobertos sem querer por conta de um exame de imagem cerebral para outro problema ou sintoma. 

Seu diagnóstico é feito através de exames de imagem, como tomografias e ressonâncias. Os meningeomas são tumores arredondados, regulares, bem delimitados, bem separados do cérebro, que causam inchaço cerebral (edema), e alterações dos ossos ao redor. São tumores que realçam muito bem com o contraste, tanto na tomografia como na ressonância.

Abaixo, exemplos de imagens tiradas da internet:






O tratamento destes tumores deverá ser discutido com o neurologista ou neurocirurgião que acompanha o paciente. Mas sabe-se que, em casos de meningeomas achados de foma incidental, sem querer, ou pequenos e sem sintomas, em geral a conduta de somente observar o tumor atrás de crescimento através de exames periódicos é sugerida, mas isso depende do paciente e do médico que o avalia.