domingo, julho 10, 2011

Toxina botulínica - O que ela pode fazer por você

Vou dedicar algumas das páginas deste blog a uma área que gosto muito, e na qual tenho bastante experiência - A aplicação de toxina botulínica.

A toxina botulínica (conhecida no Brasil por uma metonímia, a marca mais famosa, Botox (da Allergan)), esta é uma medicação que vem mudando o cenário neurológico e de várias outras especialidades de cerca de 30 anos para cá. E não estou falando em estética.

Descoberta há mais de 200 anos, esta substância é produzida por uma bactéria, o Clostridium botulinum, e a toxina pode ser encontrada em enlatados estragados ou embutidos (o nome botulinum quer dizer salsicha em latim). Mas seu uso terapêutico somente foi concebido na década de 70 do século XX, e de lá para cá as indicações não param de crescer.

Há pelo menos 3 marcas em uso atualmente no Brasil, e estas não são intercambiáveis, ou seja, não podem ser trocadas umas pelas outras. Caso um paciente esteja em uso de uma formulação de toxina, o uso de outra por vontade do médico ou pedido da paciente somente poderá ser feito mediante reavaliação da doença e do paciente, e adequação das doses da nova toxina.

Há pelo menos 3 formulações de toxina botulínica atualmente no mercado, e estas estão demonstradas aqui embaixo:

Esta figura veio daqui: http://www.medicodeolhos.com/2010/08/botox-uso-na-oftalmologia.html

Esta veio daqui: http://www.4-traders.com/ALLERGAN-11564/news/ALLERGAN-ADDING-MULTIMEDIA-BOTOX%AE-onabotulinumtoxinA-FDA-Approved-as-Prophylactic-Treatment-Option-13478989/


Essa veio daqui: http://www.celebcosmeticsurgery.com/category/dysport/


E essa veio daqui: http://blog.rxpad.biz/tag/xeomin/

Vamos falar mais no próximo artigo.