quarta-feira, março 09, 2011

Cefaléia ou enxaqueca?

Que dúvida, não?

Se temos uma dor de cabeça, alguém já nos fala que conhece um bom remédio para enxaqueca. Mas fomos ao médico, e ele nos disse que o que  temos é cefaléia. Afinal, qual a diferença?

Cefaléia é um termo genérico, ou seja, é o nome que se dá a qualquer dor de cabeça, não importa se ela é aguda ou crônica, fraca ou forte, se vem com ânsia de vômito ou não, se é enxaqueca ou não. E há vários tipos de cefaléia, que podemos dividir em primárias ou secundárias (complicou mais?).

As cefaleias primárias são as cefaléias ditas sem causa definida, ou que apesar de não possuírem uma causa, possuem fatores desencadeantes, que iniciam as crises quando nos expomos a eles, e que geralmente são iguais entre uma crise e outra. São caracterizadas por crises, que vêm e vão de forma igual ou diferente umas das outras, e que persistem por meses a anos. São os tipos mais comuns a cefaléia do tipo tensional, aquela que se tem quando se está cansado, ou quando se acorda cedo demais, ou quando se estuda demais, ou quando se está tenso. É dor leve a moderada, na cabeça toda ou na frente, bilateral, sem ânsia de vômito, dura minutos a horas, e melhora quando se descansa.

Outro tipo comum é a enxaqueca (aaaah!), uma cefaléia geralmente de caráter genético (ou seja, há pessoas na família com a dor também, parecida ou não com a do paciente). Esta é difícil de tolerar, é latejante, intensa ou moderada, de um lado ou de outro, ou muda de lado na mesma crise, vem com fenômenos visuais (bolinhas coloridas, ou negras, ou vista embaçada, ou flashes de luz, ou perda de visão) por minutos antes ou durante a crise (a aura), vem com ânsia de vômito e mesmo vômito, a luz incomoda, barulho incomoda, pode se que um cheiro (como de fritura ou de algum perfume) incomode, e mesmo desencadeie a crise ou leve o paciente a vomitar. A crise pode durar, classicamente, de 4 a 72 horas. Mas há crises mais duradouras, especialmente quando a enxaqueca se mistura com cefaléia tensional ou quando o paciente abuda de medicações para a dor.

E aí, você tem cefaleia ou enxaqueca?