sábado, maio 28, 2011

Tremor

Tremor é aquela oscilação de uma extremidade (braço, mãos, perna, pés ou mesmo cabeça e pescoço), e que ocorre em várias situações diferentes. Os tremores podem acometer extremidades como braços e pernas, e podem ocorrer na cabeça (como um balançar de um lado para outro ou para a frente e para trás), ou na boca/queixo/língua.

As suas causas são variadas, e podem ocorrer por vários motivos. Os mais comuns são os tremores causados por uso de medicações ou por nervosismo. Você talvez se lembre daquela prova que você fdez tão nervoso, ou daquele encontro com aquela garota ou aquele rapaz, ou quando você recebeu uma notícia grave ou boa demais. Você deve ter observado nestas situações um tremor, ora da mão que escreve, ou das pernas, ou do corpo todo. Pois é, este é o tremor fisiológico, normal e que pode ocorrer ocasionalmente, mas exacerbado, ou seja, aumentado. Outra causa de tremor fisiológico exacerbado é exercício físico intenso, ou quando você está segurando alguma coisa pesada em uma posição desconfortável, e o braço acaba por tremer.

Medicações e drogas em geral podem causar tremor. As mais comuns são aquelas usadas para fazer inalação, e muita gente confunde com "alergia". Estas medicações estimulam alguns receptores, e causam tremores juntamente com batedeira (taquicardia). O uso de cocaína, maconha e crack pode causar tremor. O uso de algumas medicações psiquiátricas, cardíacas, o uso de café, guaraná em pó, também pode causar tremor. O abuso de álcool pode levar a tremor também.

Muito bem, estas são causas comuns de tremor, e que ocorre esporadicamente, ou seja, ocasionalmente em algumas pessoas sem ocorrer em uma mesma família (diferente do que poderíamos chamar de hereditário ou genético).

No próximo artigo, falaremos das doenças que causam tremor.