terça-feira, janeiro 08, 2013

Quem foi que descreveu a doença de Parkinson?

Vamos descontrair um pouco. Sei que o blog lida com doenças, e portanto com sofrimento, mas vamos rir um pouco que faz bem.

Duas senhoras se encontram em uma lanchonete. Uma fala para a outra: -Menina, estou saindo com um inglês que me deixa tremendo... E a outra pergunta: -E qual o nome dele? A resposta vem seca: - Parkinson!

Pois é, o médico que primeiro descreveu a doença em detalhes (pois ela já era conhecida há mais de 3000 anos, quando documentos egípcios, e mesmo a Bíblia, relatam sintomas da doença) foi um médico rural inglês em 1817, chamado James Parkinson

Não há nenhuma foto ou figura do seu rosto, de tal modo que as nuances físicas do médico que descreveu uma das doenças neurológicas mais famosas perderam-se nas malhas da história (profundo, não?). Neste site, há uma suposta foto de James Parkinson, mas na verdade não há registros de seu rosto. 

Mas sabe-se que James Parkinson descreveu a doença com base em 6 casos, 3 que ele examinou pessoalmente, 2 casos que ele viu andando pelas ruas de Londres, e 1 caso à distância. Os casos foram elaborados e arquivados em um livro, cujo título traz o nome da doença a que James Parkinson se referiu em 1817, Paralisia Agitante - o nome do livro, que pode ser baixado na íntegra pela internet, é Ensaio Sobre a Paralisia Agitante (An Essay On The Shaking Palsy)

Observe abaixo a foto da capa do livro de James Parkinson:

http://todayinsci.com/P/Parkinson_James/ShakingPalsy0.jpg
O nome Doença de Parkinson foi dado posteriormente à morte de Parkinson, por um médico francês, considerado o pai da neurologia, Jean-Martin Charcot. 

Observe abaixo Charcot:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6a/Jean-Martin_Charcot.jpg/180px-Jean-Martin_Charcot.jpg