quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Sintomas da enxaqueca

Enxaqueca, ou mais apropriadamente migrânea, é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) primária, sem causa definida. Cefaleia é o nome que se dá a qualquer dor de cabeça, de qualquer causa. E enxaqueca é um tipo específico de cefaleia, de causa genética em sua maior parte, e com sintomas específicos. 

A enxaqueca costuma iniciar-se na adolescência, mas casos de início na infância e mesmo na vida adulta não são raros. Há casos, inclusive, de pacientes sem história de cefaleia que, após um traumatismo craniano, iniciaram o desenvolvimento de enxaqueca.

A enxaqueca é mais comum em mulheres, e não se sabe exatamente a que isso se deve. Estudos comentam a importância dos hormônios femininos, importantes fatores de piora da cefaleia em mulheres (há casos gritantes de piora da dor durante o período menstrual), mas estudos também sugerem que as mulheres procuram mais o médico por conta de sua dor de cabeça do que os homens. Isso poderia, em parte, responsabilizar-se pelo maior número de casos de enxaqueca em mulheres - Os casos delas são mais vistos em consultórios, e portanto mais bem documentados, do que os casos em homens.

A enxaqueca é uma dor considerada moderada a intensa, e que atrapalha as atividades de quem sofre com ela, diferente da chamada cefaleia tensional, que incomoda mas não atrapalha as atividades. 

A dor costuma ser pulsátil, latejante, "como se o coração estivesse batendo na cabeça". Em geral é de um lado só, e a dor muda de lado com as crises, mas há casos que acometem ambos os lados (bilaterais). Horas ou dias antes da dor, alguns pacientes referem o que chamamos de pródromos, ou seja, sintomas como boca seca, fadiga, bocejos frequentes, sono em excesso, cansaço e sede excessiva. Alguns minutos antes da dor, até 60 minutos antes, ou juntamente com a dor, alguns pacientes podem ter o que chamamos de aura migranosa,  sintomas como turvação visual, bolinhas brilhante ou escuras na vista, dormência nas mãos e pés, e outras alterações visuais.

A dor é moderada a intensa, e vem acompanhada de dificuldade de tolerar a luz (fotofobia), barulho de qualquer tipo (fonofobia) e odores (osmofobia). Náuseas e vômitos dominam o quadro. Fadiga, mal-estar, cansaço, e uma vontade de se deitar em um quarto escuro acabam por ocorrer. Irritabilidade é comum. A dor vai e volta durante cerca de 1 a 3 dias, em geral. A dor vem em surtos de 1 vez a cada 2 ou 3 meses a dores semanais ou quase diárias. A piora antes ou durante, e raramente após o ciclo menstrual, ocorre em uma boa porcentagem dos pacientes.