sábado, junho 02, 2018

Comecei a ter uma dor de cabeça nova, que nunca tive na vida. Devo me preocupar?

A resposta é um categórico SIM!

Dor de cabeça é o sintoma mais comum em neurologia. Cerca de 90 a 95% das pessoas do mundo têm, tiveram ou terão dor de cabeça em algum momento da vida. 
E dor de cabeça, cujo nome científico é cefaleia, pode ser causada por mais de 150 doenças diferentes, desde problemas no pescoço até problemas nos olhos, articulações da mandíbula, dentes, seios da face, passando por tumores, aneurismas, derrames e inflamações cerebrais. 
Bem, é comum dores de cabeça ocasionais, sem maiores preocupações, quando chegamos estressados em casa, quando temos uma noite mal dormida, quando bebemos muito na noite anterior, ou quando levamos um baque ou batida na cabelça. Mas não é comum uma dor de cabeça nova e que persiste por dias ou semanas. Nestes casos, temos de investigar o paciente.
Os sintomas da dor de cabeça podem ajudar a deteminar sua causa exata. Por exemplo, dores associadas a nariz entupido e secreção nasal, que piora quando o paciente abaixa a cabeça, pode ser sinusite aguda. Dor que piora ao mastigar pode ser dor de dente, neuralgia trigeminal ou dor da articulação da mandíbula. Dor que piora ao estender a cabeça ou virar o pescoço pode ser dor do pescoço (cervicalgia), cujas causas são várias. 
Mas, em muitos casos, não há uma característica que seja definitiva para determinarmos a causa da dor, e precisamos de exames, como tomografia de crânio, líquido da espinha, radiografia do pescoço ou ressonâncias. 

Falaremos mais sobre isso nos próximos posts.