segunda-feira, março 20, 2023

Demência semântica

A demência semântica é um distúrbio neurológico que afeta a compreensão e o uso de palavras e conceitos. É considerada uma forma de demência primária progressiva, o que significa que é uma doença degenerativa que piora ao longo do tempo e afeta principalmente o córtex temporal, uma área do cérebro que é importante para a compreensão e o processamento de palavras e conceitos.

Os pacientes com demência semântica apresentam dificuldade em compreender o significado de palavras e conceitos, mesmo que sejam familiares para eles. Eles também têm dificuldade em nomear objetos e categorizá-los corretamente. Por exemplo, uma pessoa com demência semântica pode ter dificuldade em identificar uma xícara como um objeto usado para beber café ou chá, ou em categorizar um pássaro como um animal.

Além disso, os pacientes com demência semântica podem ter problemas para entender piadas e metáforas, e também podem ter dificuldade em lembrar o nome de pessoas e lugares familiares. À medida que a doença progride, a linguagem falada e escrita pode se tornar cada vez mais difícil e incompreensível.

Infelizmente, atualmente não existe cura para a demência semântica e o tratamento se concentra principalmente em ajudar os pacientes a lidar com os sintomas e a melhorar sua qualidade de vida. Isso pode incluir terapia da fala e ocupacional, bem como medicamentos para ajudar a controlar os sintomas, como ansiedade e depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista