sexta-feira, setembro 07, 2012

Dez dicas para melhorar a memória


As 10 melhores dicas de como melhorar a memória, do site www.meddybear.net, e aqui em tradução livre e com comentários.

O cérebro humano é um aparelho (se é que podemos chamá-lo assim) maravilhoso, sendo capaz de armazenar memórias de longo e curto prazo. Mas para manter seu cérebro saudável, você tem que mantê-lo ativo, ou seja, exercitá-lo todos os dias (alguém um dia disse que o cérebro é como um músculo, o que na prática não é verdade, mas como os músculos temos de mantê-lo em atividade todos os dias). E aqui vão algumas dicas para melhorar sua memória e a saúde do seu cérebro:

1. Foco - O maior boost que você pode dar ao seu cérebro quando se trata de memória, é manter o foco, a atenção, o que em teoria é óbvio, já que se não soubermos o que estamos fazendo, não nos lembraremos disso depois. Certifique-se de que sua atenção está completamente voltada para o que você quer aprender ou lembrar (é, estudar pensando na colega de classe ou no XBOX não ajuda em nada!). Evite distrações enquanto estuda ou lê, como TV, e-mails, celulares, internet, facebook! E esta é uma das maiores causas das famosas idas ao quarto ou cozinha e "o que é que eu ia fazer aqui mesmo?" ou "onde eu guardei minha chave?". Você não se lembra provavelmente por que não estava atento ao problema na hora.

2. Descanse - Durma, descanse, relaxe e tenha sua diversão. Ninguém, e nenhum aparelho trabalha cansado. Uma mente cansada não consegue focalizar a atenção, e voltamos ao problema 1. De acordo com a National Sleep Foundation, um adulto deve dormir de 7 a 9 horas por dia.

3. Beba água - Hidratação é importante para que nosso corpos funcionem de forma apropriada, inclusive nossos cérebros. Bebe água, 2 litros por dia, e evite bebidas doces, como refrigerantes.

4. Coma alimentos que nutram seu cérebro - Coma coisas que possuam antioxidantes, como abacate, castanhas, castanha do pará, nozes, frutas vermelhas como mirtilo ou morango, salmão, brócolis, semente de linhaça.

5. Use acrônimos - Quando você tentar memorizar algo, una as iniciais das palavras que você quer lembrar em uma ou mais palavras de fácil memorização, ou seja, um acrônimo. Quem não se lembra da primeira coluna da tabela periódica - Li, Na, K, Rb, Cs, Fr - Linak Roubou César na França?

6. Jogue - Um cérebro ativo é um cérebro feliz (:))). Jogue jogos que o façam pensar, como palavras cruzadas ou Sudoku.

7. Leia ou diga o que quer lembrar em voz alta - O ato de verbalizar o que se quer lembrar faz com que o estímulo (memória) seja recebido por mais de um sentido, o que o fixa mais rigidamente no cérebro.

8. Faça exercícios diários - Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, o que leva a maior poder da sua caixinha de pensamento (ou seja, poeticamente o cérebro). Faça atividade aeróbica. Estudos mostram que a prática de exercícios aeróbicos leva a uma melhor performance em testes neuropsicológicos.

9. Mastigue chiclete - Estudos mostram que o ato de marcar chiclete auxilia na manutenção da atenção (Por que, ninguém sabe!). E isso ocorre com chicletes com ou sem açúcar. Mas mascar muito chiclete pode dar gastrite, então cuidado e vá com calma.

10. Limite a quantidade de tempo que você passa lendo ou estudando - Tempos curtos, mas concentrados, de estudo são melhores que longos tempos de estudo para a memória. Leia por 15 a 20 minutos, e depois leia novamente o que você leu. Isso ajuda a fixar a memória.