sexta-feira, agosto 03, 2012

Efeitos da privação do sono

Artigo adaptado da página do Facebook Meddy Bear

A privação ou falta de sono pode levar a várias consequências ao organismo, algumas mais sérias, outras resolvidas apenas por uma boa noite de sono. Mas a privação crônica, como pode ocorrer na apneia obstrutiva do sono (já discutida neste blog), pode levar a consequências mais graves e para a vida toda, como obesidade, diabetes, doenças do coração, dores pelo corpo e problemas endocrinológicos. 

O que quero dizer é que devemos evitar privação de sono crônica. E como?

1. Evitando consumo de álcool e outras drogas, que perturbam o ciclo sono-vigília;
2. Diminuindo ou parando de fumar, pois o fumo pode levar a insônia;
3. Praticando atividade física regular e mantendo uma dieta saudável;
4. Indo dormir cedo e indo acordar cedo (claro que um final de semana, ou um dia ou outro não vão fazer mal);
5. Evitando a obesidade, que pode levar a apneia do sono
6. Tratando as doenças que causam insônia, como hipotireoidismo, apneia do sono, problemas respiratórios, como asma, e outras;
7. Se acaso houver algum distúrbio psíquico, como ansiedade ou depressão, ou transtorno bipolar, que levam a insônia, procurar auxílio psiquiátrico apropriado para que estes problemas sejam resolvidos e a insônia aliviada;
8. Cuidando-se mais e indo ao médico regularmente (lembre-se que o médico é sempre uma visita importante para aquele que tem saúde, com o objetivo de mantê-la).

E lá vai uma figura que pode auxiliar você a entender as consequências da falta de sono, que também está em inglês (é, eu só pego coisa em inglês... mas serve também para forçar seu cérebro e mantê-lo em atividade :))):

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/318856_252317788220836_190211853_n.jpg



Uma pequena imagem do cérebro

Uma pequena imagem do cérebro, demonstrando suas áreas em várias cores, e as funções que competem a cada área. Claro que não existe uma função para cada área, como pensavam os anatomistas e cientistas de 200 anos atrás, mas há uma especialização maior de cada área. A figura está em inglês, mas ainda pode ser entendida pelos menos versados na língua de Dickens.

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/384598_10152001520430121_1171687489_n.jpg