sexta-feira, outubro 12, 2012

O que é um AVC lacunar?

O AVC, ou derrame, é uma emergência médica, como já falado vários vezes neste blog. Seus sintomas são variados, e dependem, entre outras coisas, do tamanho da lesão. Dependem também do local do cérebro acometido e também de certos fatores ditos não modificáveis, como sexo, idade e raça.

Entre os derrames, os causados por falta de sangue no cérebro (AVC isquêmico - leia mais sobre isso aqui) são os mais comuns, respondendo por mais de 80% dos derrames. E os AVC's isquêmicos também se dividem em vários tipos, dependendo do mecanismo de lesão cerebral:

1. Se um coágulo sai da aorta, a grande artéria, e vai para a cabeça - embolia aórtica

2. Se um coágulo sai da carótida, a artéria que irriga o cérebro, e vai para o cérebro - embolia carotídea (leia mais aqui)

3. Se um coágulo sai do coração e vai para o cérebro - embolia cardíaca (leia mais aqui)

4. Se um coágulo sai da artéria vertebral ou da artéria basilar e vai para o cérebro - embolia vertebrobasilar (leia mais aqui)

5. Se um artéria do cérebro é entupida, e sangue subitamente para de ir para uma região do cérebro - aterotrombótico

6. Se uma queda de pressão ocorre subitamente quando já há uma artéria quase fechada completamente e há derrame por queda de pressão - o chamado AVC hemodinâmico

7. Por uma trombose de uma veia do cérebro - trombose venosa cerebral (leia mais aqui)

8. Por conta de doença da pequena circulação, os minúsculos vasos que adentram as partes mais profundas do cérebro - estes vasos sofrem degeneração por conta de alguns fatores, sendo o mais importante a hipertensão arterial não controlada, e levam a pequenos derrames na profundidade do cérebro (leia mais aqui) - a estes derrames pequenos, geralmente menores que 1,5 cm, chamamos de lacunas ou AVC's lacunares.

O AVC lacunar é pequeno, mas pode levar a problemas clínicos sérios, como dificuldade para falar (disartria), dificuldade para engolir (disfagia), fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia/hemiplegia - leia mais aqui), perda de sensibilidade de um lado do corpo (hemihipoestesia), desequilíbrio (ataxia), e outros sintomas. 

Os locais de acometimento costumam ser os núcleos cerebrais mais profundos, como os núcleos da base (veja aqui), o tálamo (um núcleo profundo cerebral extremamente importante), e algumas estruturas mais profundas, como a ponte e o mesencéfalo (partes do que chamamos de tronco cerebral, e que discutiremos mais depois).

O início em geral é como todo derrame, súbito. 

O diagnóstico é feito pela história da doença e presença de hipertensão arterial, pelo exame neurológico e pela tomografia de crânio.

Observe um AVC lacunar:

http://www.uwmedicine.org/Patient-Care/eHealth-Articles/PublishingImages/Stroke_SmallIschemic.jpg
Observe que as lesões situam-se ao longo de pequenos vasos cerebrais, que não possuem outros vasos para ajudá-los a irrigar a porção atingida (não possuem circulação colateral), e o derrame em geral é pequeno.

Observe outra imagem:

http://www.radiologyassistant.nl/images/thmb_48e6c40d05324VD%20thal-infarct.jpg
Aqui são figuras de uma ressonância magnética mostrando derrames lacunas nos tálamos bilateralmente (setas amarelas).

http://neuropathology-web.org/test2/2testimages/2p20g-lac.jpg
Aqui um cérebro de verdade, mostrando à esquerda uma área mais brilhante, meio acinzentada, que é o derrame lacunar, na verdade duas lesões, uma menor e mais alta localizada no núcleo caudato, e outra bem maior e mais baixa localizada no putâmen, e lesões menores, mais internas no tálamo do mesmo lado.