segunda-feira, abril 23, 2012

Novas pistas quanto às causas da enxaqueca

Notícia tirada deste site e deste site e traduzida livremente abaixo.

Cefaleia induzida pelo frio (ou Cefaleia do Sorvete - vide este link para mais informações) parece ligada a alterações de fluxo de uma artéria cerebral específica, de acordo com um pequeno estudo. Isto pode auxiliar no tratamento de outras dores de cabeça, como enxaqueca, por exemplo.

Os cientistas monitoraram o fluxo sanguíneo cerebral de 13 voluntários sadios enquanto estes tomavam água gelada através de um canudo comprimido contra o palato duro, de forma a produzir "cefaleia do sorvete". Os resultados sugerem que esta cefaleia transitória é causada por um súbito aumento no fluxo sanguíneo na artéria cerebral anterior, e a cefaleia acaba quando a artéria contrai de volta ao seu tamanho normal.

Observe abaixo a artéria cerebral anterior:

http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/Neuro/neurovasc/ImageFiles/ancirc.jpg
A dilatação rápida e a pronta constrição da artéria podem ser um tipo de auto-defesa do cérebro. O cérebro é muito sensível à temperatura, de modo que a dilatação do vaso pode estar movendo sangue levemente mais quente para os tecidos para que o cérebro mantenha-se aquecido. Como o crânio é uma estrutura fechada, um aumento súbito no volume de sangue por dilatação vascular pode causar dor por aumento da pressão local. A constrição dos vasos pode ser um modo de evitar maiores danos por aumento súbito da pressão cerebral.

Estas alterações de fluxo sanguíneo são também observadas na enxaqueca e outros tipos de cefaleia, o que pode lançar uma luz na causa e fisiopatologia (modo de instalação e evolução) destas formas de cefaleia.