terça-feira, fevereiro 19, 2013

Pequeno dicionário de termos médicos - Aura enxaquecosa

Aura (Não confundir com o nome Áurea) é um sintoma que geralmente precede, vem antes da enxaqueca, mas pode acompanhá-la. Relaciona-se a alterações bioquímicas cerebrais e elétricas neuronais que, em geral, começam na região de trás do cérebro, a região occipital, e trafegam o córtex cerebral, produzindo sintomas que se parecem com os de um derrame, mas que são passageiros, precedem uma dor de cabeça já conhecida, e se repetem ao longo dos meses ou anos. 

A aura mais comum consiste de alterações visuais, como bolas escuras (escotomas) ou coloridas (fosfenas), brilhantes (escotomas ou fosfenas cintilantes) que aparecem na parte externa (temporal) do campo visual, e aumentam e diminuem, ou seguem em direção ao centro da visão, podendo haver perda de parte ou de toda a visão por algum tempo. Linhas coloridas ou brilhantes que aumentam e diminuem, ondas no campo visual, ou somente perda visual também pode ocorrer - são as auras visuais.

Outras formas de aura podem ocorrer, como dormências na face ou membros, e mais raramente fraqueza em um membro. Estes sintomas são mais raros, e podem sugerir diagnósticos diferentes como migrânea hemiplégica (uma forma genética rara e grave de enxaqueca) e migrânea basilar (uma forma rara de enxaqueca que pode vir com dificuldade para falar e engolir, alteração da consciência, desequilíbrio e alterações visuais e tonturas).

As auras são, em geral, semelhantes entre as crises. E costumam durar de 5 minutos a 1 hora, raramente ultrapassando este tempo. Caso a aura dure mais tempo, necessita-se estudar melhor o paciente, pois há risco de ser outra doença, ou mesmo de ter havido lesão cerebral causada pela enxaqueca (sim, enxaqueca não tratada pode raramente levar a derrames).

A aura pode preceder a dor (ou seja, a dor começa assim que a aura acaba) ou pode acompanhar a cefaleia. 

Mas deve-se atentar para algo muito importante: Caso você nunca tenha tido sintomas de aura nas suas dores, e de repente eles aparecem, uma avaliação neurológica deve ser feita a fim de se afastar outras causas de lesão cerebral antes de se classificar o sintoma como aura de enxaqueca. Lembre-se que são necessárias pelo menos 5 crises semelhantes de cefaleia com sintomas semelhantes a auras, com exames de imagem normais (tomografia e ressonância magnética), para que um diagnóstico de enxaqueca com aura seja dado. 

Exemplos de auras visuais tirados da internet:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRxC8YXYotd-sB60CvGj-JnzJsIFN8swPOcNo9KMKL6u8uDAqqEdw
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0o277BwT1YLa_KZAsxmFpxt_GyLctKFRno716eVuEp8bHblpB
http://headacheandmigrainenews.com/news-images/migraine-aura-animation.jpg



https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-IFRxT_MaCKWMkwhZXi59G7i-L9LWSxq88ipsEt8XCibqcynB