domingo, julho 01, 2012

Por que sentimos algo gelado correr pela cabeça de vez em quando?

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação:

Você sente uma dor de cabeça, pode ser a primeira vez ou a enésima vez, com ou sem estresse ou ansiedade, e durante ou ao final da dor, ou durante um pico de estresse, sente algo gelado escorrer pela cabeça, podendo ir até o pescoço. Passa a mão na cabeça, e não há nada lá, só cabelo!! O que pode ser isso?

O nosso cérebro adora pregar peças em nós, e esta pode ser mais uma delas. Muitas pessoas podem vir a sentir coisas estranhas, como dormências ou formigamentos, ou sensação de algo gelado ou quente em algum lugar do corpo, e um médico pode virar esta pessoa do avesso e não encontrar nada de anormal com seus órgãos. Muitas destas sensações são produzidas por estimulação anormal do cérebro, em situações as mais diversas. 

A estas sensações, além das clássicas (sensação de dormência ou como formigas nos picando, ou minúsculas agulhas sendo enfiadas em nossa pele, ou calor sem causa aparente), chamamos de parestesias. As parestesias podem ser sensações produzidas por nosso cérebro, podendo ocorrer em situações de estresse, medo ou ansiedade (quem já não sentiu, durante um situação extremamente estressante ou durante um ataque de ansiedade, formigamentos e sensações estranhas na cabeça, peito ou braços?) ou podem ser consequência de algo orgânico, alguma lesão no cérebro ou nos nervos que vão ou vêm da pele, como derrames, lesões pelo vírus do herpes (herpes zoster) ou lesões dos nervos causadas pelo diabetes. 

No entanto, nestes casos, as parestesias ocorrem em um lado do corpo, no caso dos derrames, sendo persistentes e vindo com fraqueza e/ou perda de sensibilidade do lado afetado; em uma segmento de um lado do corpo, geralmente uma faixa no peito ou na barriga, no herpes zoster, quase sempre vindo acompanhadas de lesões da pele, bolhas com base avermelhada (o famoso cobreiro); ou nos dois pés podendo subir para as pernas no caso do diabetes e outras causas de problemas nos nervos. E mais, há alterações no exame clínico do paciente (exame físico feito pelo médico em consultório) e nos exames complementares, como eletroneuromiografia ou tomografia de crânio.

O que pode estar acontecendo é que, durante uma crise de enxaqueca ou qualquer tipo de dor de cabeça, mesmo as mais leves, ou após uma batida na cabeça, ou durante ou após uma crise de estresse ou ansiedade, ocorre estimulação de várias estruturas cerebrais por várias substâncias liberadas de forma exaustiva dentro das terminações nervosas. Substâncias como a noradrenalina, a serotonina, e a histamina acabam populando as sinapses nestas situações. Estas substâncias acabam por desencadear sensações anormais em uma região da cabeça onde fica o gânglio trigeminal (o gânglio do nervo trigêmeo, que leva a sensibilidade à face e ao couro cabeludo). A estimulação deste nervo pode levar a dor, ou sensações anormais como formigamentos, calor ou frio local. 

Fora isso, alterações nos vasos da pele da parte de trás da cabeça, com os vasos dilatando e contraindo, podem levar a sensações anormais durante uma crise de enxaqueca ou uma crise de ansiedade. 

Além disso, o nervo trigêmeo comunica-se com os nervos que vão para o pescoço dentro do tronco cerebral (o que explica por que a enxaqueca pode causar dor na nuca), e esta comunicação acaba por desencadear também estimulação sensitiva da pele do pescoço, sentida como dormência, formigamento, ou frio local, mesmo sem nada frio por lá.

Observe abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/_cXxLx3C7W7g/TUViAI3cOTI/AAAAAAAAAxc/tJAhOjvFfpQ/s1600/trigeminal_nerve.jpg
Esta figura demonstra o nervo trigêmeo saindo do tronco cerebral. No meio da figura, você vê uma estrutura amarelada em forma de bola, o gânglio trigeminal. O trigêmeo é o responsável pela inervação da face (leia mais aqui). 

Dentro do tronco cerebral, o nervo comunica-se com estruturas que vão inervar o pescoço, daí a relação íntima entre dor de cabeça e dor nucal. 

Fora isso, as mesmas situações que desencadeiam sintomas estranhos na cabeça podem causar sintomas estranhos em outros locais do corpo, por que o sistema nervoso é intricado e prolonga-se pelo corpo todo através dos nervos, mas também pela alteração dos vasos da pele, que podem dilatar ou contrair em resposta ao estresse, e por conta de várias substâncias liberadas na circulação, como os hormônios, os principais sendo o hormônio glicocorticoide e o ACTH, e que podem levar a sensações estranhas e desagradáveis pela sua ação sobre a pele, os nervos e os vasos da pele. 

O medo da maior parte dos pacientes é de estar tendo um derrame, ou pior, um aneurisma. Calma, essa não é a regra aqui. Na maior parte das vezes a sensação é benigna e logo passa.

Mas se você nunca sentiu isso, se esta sensação lhe parece estranha e nova, se a sensação vem acompanhada de fraqueza em alguma parte do corpo, perda de visão, alteração da fala ou do andar (marcha), se a sensação vem junto com a pior dor de cabeça de sua vida, vá imediatamente a um médico. 

23 comentários:

  1. Olá, boa tarde.
    Dr. tenho dores de cabeça sempre, tomo duas cartela de comprimido por semana, sinto um lado da minha cabeça gelado, parece que munha cabeça tem o tamanho de um balaio com enfase maior em um lado chegando até o pescoço, penso que pode ser um pré AVC, ou ANEURISMA, peço ajuda. isso está me prejudicando, não consigo estudar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Cristiane. A chance de isso ser um aneurisma ou pré-AVC é mínima, mas sua dor de cabeça deve ser investigada. A melhor ajuda que posso dar é sugerir que vá a um neurologista e trate sua dor de cabeça para poder viver melhor.

      Excluir
  2. Olá doutor, ontem eu comecei uma sensação estranha na cabeça, como se ela estivesse ardendo, não sei definir se a sensação é gelada ou quente, é apenas um ardor... Não dói e não é insuportável, apenas incomoda... Fui a um pronto socorro de minha cidade e o médico disse que poderia ser pela fato de a minha garganta estar inflamada, não sinto fraqueza nem tonturas ou visão turva, é apenas essa sensação estranha... O que posso fazer?
    P.S.: Sou muito ansioso, já fui em cardiologista, gastroenterologista, ortopedista e nada resultou nos meus exames, todos estão normais. Será que isso pode fazer parte de mais uma crise de ansiedade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Patrick. Não posso sugerir hipóteses diagnósticas sem vê-lo em consulta, e portanto não posso sugerir serem estes sintomas relacionados a ansiedade. Mas posso orientá-lo a ir a um neurologista para diagnosticar e tratar essa sensação.

      Excluir
  3. tô sentindo Dor de cabeça, tontura e meu braço direito está, tipo dormente... Também sinto algo, como se fosse escorrendo em minha cabeça, algo gelado. O que é melhor eu fazer? Pode ser derrame, AVC ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O melhor a fazer é procurar um neurologista para diagnóstico de seus sintomas.

      Excluir
  4. Bom dia!Estava em crise de vesícula,e ainda estou faendo exames pre operatorios,nisso tive pico de stress alem da vesicula ,problemas particulares.Começou entao,sensações estranhas...como tremor na lateral esquerda da cabeça atás,sem dor.Qd massageio melhora..mas tem tbm sensações de estar escorrendo agua na cabeça,sem ela estar molhada.Somente do lado esquerdo!Sem dor..apenas como formigamento,me ajude se possivel!Será pico de stress?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Pode ser estresse, mas somente uma avaliação neurológica, que deve ser feita o quanto antes, pode afirmar ou negar isso.

      Excluir
  5. Tenho disrritmia(epilepsia),e as vezes sinto algo escorrendo em minha cabeça(gelado) juntamente com dor e um formigamento no rosto e sempre do lado direito,ja tive dormencia do mesmo lado do corpo começando da ponta dos dedos da mao e terminando no rosto
    Obs:sempre esqueço de perguntar ao meu neorologista,me ajude.obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Taiane, não me é possível sugerir diagnósticos ou formas de tratamento sem ver o paciente em consulta. A sugestão é que você discuta esses sintomas com seu neurologista.

      Excluir
  6. Bom dia eu estou a mais de um mês com uma dor insuportável na cabeça é bem no couro da cabeça nunca tive uma dor dessa e não passa com remédio nenhum parece q fica cortando e é apenas de um lado o esquerdo mais sinto como se tivesse um bicho ou uma artéria querendo estourar ja fui no pronto socorro varias vezes e não adianta volto com dor e não consigo dormi lateja muito não posso nem encostar e infelizmente estou esperando conseguir uma vaga com neurologista e fazer exames por favor se poder me ajudar algum remédio que tire essa dor ou o que possa ser isso que estou tenho 25 anos desde já sou grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Cara Thamiris, não posso sugerir tratamento nem diagnóstico sem ver o paciente em consulta, o que caracteriza infração ética grave. Nâo posso sugerir nada além de uma avaliação neurológica, o que você já está aguardando. No entanto, tente compressas geladas no local da dor. O frio costuma aliviar a dor em alguns casos, e não costuma causar danos quando aplicado de forma correta.

      Excluir
  7. Doutor,estou sentindo meu braço esquerdo gelado,meu peito tem dores passageiras dos dois lados,a maioria das vezes sao quando apoio as costas,mas o braço é quase sempre,poderia me dar alguma dica do que é?tenho 13 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Iris. Não posso sugerir diagnósticos sem ver o paciente em consulta. Sugiro que procure um clínico geral para checar esses sintomas.

      Excluir
  8. boa noite porque sinto o meu cerebro gelado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Bem, caro Gib, há muitas razões para sentirmos sensações de frio na cabeça. Mas somente uma avaliação médica pode sugeri-las.

      Excluir
  9. Doutor já tem um tepinho que estou sentindo umas pontadas na cabeca e umas sensações de queimor e ardenca do lado esquerdo éo couro cabeludo doi to tendando marca um neuro. Pode ser alguma coisa grave?brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Caro Jocimar, não posso afirmar isso sem vê-lo. Somente em consulta posso dizer isso.

      Excluir
  10. Bom dia.
    Bom.doutor fui diaguinosticada com depressão.por ansiedade, estou fazendo tratamento com remédio.mais a cada dia que passa nao vejo minha situçao melhorar.. sinto muita dor de cabeça e tenho essas sensação de algo frio escorrendo sobre minha cabeça, minha nuca fica ardendo e gelado o cabelo extremamente gelado e sem contar que tbm sinto muita dormencia em um lado da face as vezes até intercala.
    Ja tenho um neuro, um cardiologista, psiquiatra e outros profissionais mais temo que todos esses sintomas seja o pior..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Estes sintomas que você apresenta são relativamente comuns, e podem ser encontrados em uma variedade de condições, e mesmo em casos de transtornos de ansiedade. Mas claro que uma avaliação neurológica completa é sempre necessária quando da persença de sintomas assim, pois problemas neurológicos têm de ser afastados. Continue seu tratamento psiquiátrico e mantenha consultas neurológicas sempre que solicitadas.

      Excluir
  11. Boa noite, o que poderia ser uma sensação de agulhadas no lado esquerdo da cabeça. Está, acontecendo ultimamente, mas, já aconteceu antes. tenho 39 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Bem, Henrique, um sintoma desses pode ser centenas de coisas, desde problemas benignos no pescoço até doenças mais sérias. Somente uma avaliação formal em consulta pode sugerir o que são esses sintomas.

      Excluir

Coloque suas perguntas aqui. Mas lembre-se, consultas somente no consultório. Perguntas relativas a sugestões de diagnóstico e tratamento não serão respondidas. Espero que entendam. Obrigado.