domingo, julho 01, 2012

Por que sentimos algo gelado correr pela cabeça de vez em quando?

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação:

Você sente uma dor de cabeça, pode ser a primeira vez ou a enésima vez, com ou sem estresse ou ansiedade, e durante ou ao final da dor, ou durante um pico de estresse, sente algo gelado escorrer pela cabeça, podendo ir até o pescoço. Passa a mão na cabeça, e não há nada lá, só cabelo!! O que pode ser isso?

O nosso cérebro adora pregar peças em nós, e esta pode ser mais uma delas. Muitas pessoas podem vir a sentir coisas estranhas, como dormências ou formigamentos, ou sensação de algo gelado ou quente em algum lugar do corpo, e um médico pode virar esta pessoa do avesso e não encontrar nada de anormal com seus órgãos. Muitas destas sensações são produzidas por estimulação anormal do cérebro, em situações as mais diversas. 

A estas sensações, além das clássicas (sensação de dormência ou como formigas nos picando, ou minúsculas agulhas sendo enfiadas em nossa pele, ou calor sem causa aparente), chamamos de parestesias. As parestesias podem ser sensações produzidas por nosso cérebro, podendo ocorrer em situações de estresse, medo ou ansiedade (quem já não sentiu, durante um situação extremamente estressante ou durante um ataque de ansiedade, formigamentos e sensações estranhas na cabeça, peito ou braços?) ou podem ser consequência de algo orgânico, alguma lesão no cérebro ou nos nervos que vão ou vêm da pele, como derrames, lesões pelo vírus do herpes (herpes zoster) ou lesões dos nervos causadas pelo diabetes. 

No entanto, nestes casos, as parestesias ocorrem em um lado do corpo, no caso dos derrames, sendo persistentes e vindo com fraqueza e/ou perda de sensibilidade do lado afetado; em uma segmento de um lado do corpo, geralmente uma faixa no peito ou na barriga, no herpes zoster, quase sempre vindo acompanhadas de lesões da pele, bolhas com base avermelhada (o famoso cobreiro); ou nos dois pés podendo subir para as pernas no caso do diabetes e outras causas de problemas nos nervos. E mais, há alterações no exame clínico do paciente (exame físico feito pelo médico em consultório) e nos exames complementares, como eletroneuromiografia ou tomografia de crânio.

O que pode estar acontecendo é que, durante uma crise de enxaqueca ou qualquer tipo de dor de cabeça, mesmo as mais leves, ou após uma batida na cabeça, ou durante ou após uma crise de estresse ou ansiedade, ocorre estimulação de várias estruturas cerebrais por várias substâncias liberadas de forma exaustiva dentro das terminações nervosas. Substâncias como a noradrenalina, a serotonina, e a histamina acabam populando as sinapses nestas situações. Estas substâncias acabam por desencadear sensações anormais em uma região da cabeça onde fica o gânglio trigeminal (o gânglio do nervo trigêmeo, que leva a sensibilidade à face e ao couro cabeludo). A estimulação deste nervo pode levar a dor, ou sensações anormais como formigamentos, calor ou frio local. 

Fora isso, alterações nos vasos da pele da parte de trás da cabeça, com os vasos dilatando e contraindo, podem levar a sensações anormais durante uma crise de enxaqueca ou uma crise de ansiedade. 

Além disso, o nervo trigêmeo comunica-se com os nervos que vão para o pescoço dentro do tronco cerebral (o que explica por que a enxaqueca pode causar dor na nuca), e esta comunicação acaba por desencadear também estimulação sensitiva da pele do pescoço, sentida como dormência, formigamento, ou frio local, mesmo sem nada frio por lá.

Observe abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/_cXxLx3C7W7g/TUViAI3cOTI/AAAAAAAAAxc/tJAhOjvFfpQ/s1600/trigeminal_nerve.jpg
Esta figura demonstra o nervo trigêmeo saindo do tronco cerebral. No meio da figura, você vê uma estrutura amarelada em forma de bola, o gânglio trigeminal. O trigêmeo é o responsável pela inervação da face (leia mais aqui). 

Dentro do tronco cerebral, o nervo comunica-se com estruturas que vão inervar o pescoço, daí a relação íntima entre dor de cabeça e dor nucal. 

Fora isso, as mesmas situações que desencadeiam sintomas estranhos na cabeça podem causar sintomas estranhos em outros locais do corpo, por que o sistema nervoso é intricado e prolonga-se pelo corpo todo através dos nervos, mas também pela alteração dos vasos da pele, que podem dilatar ou contrair em resposta ao estresse, e por conta de várias substâncias liberadas na circulação, como os hormônios, os principais sendo o hormônio glicocorticoide e o ACTH, e que podem levar a sensações estranhas e desagradáveis pela sua ação sobre a pele, os nervos e os vasos da pele. 

O medo da maior parte dos pacientes é de estar tendo um derrame, ou pior, um aneurisma. Calma, essa não é a regra aqui. Na maior parte das vezes a sensação é benigna e logo passa.

Mas se você nunca sentiu isso, se esta sensação lhe parece estranha e nova, se a sensação vem acompanhada de fraqueza em alguma parte do corpo, perda de visão, alteração da fala ou do andar (marcha), se a sensação vem junto com a pior dor de cabeça de sua vida, vá imediatamente a um médico. 

23 comentários:

  1. Bom dia,
    Foi muito bom a apresentação deste vosso trabalho para mim.
    Já tinha ido ao médico.
    Mas agora fiquei mais curado.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. A uns quatro anos atrás eu estava no mercado com minha esposa quando comecei a usar frio me deu um mal estar, me deu uma empresao de desmaio e fiquei com uma falta de ar que parecia uma parada respiratória fui ao médico depois de um eletro disseram que eu tive um ataque de pânico daí pra cá tenho procurado tratamento e os medicos ficam fazendo de mim peteca fui no neuro o mesmo mandou eu procurar um pisiquiatra foi omesmo me mandou de volta para o neuro e nisso so tomando os remédios tomei fluoxetina Centralina alprazolam
    fiz vários exames eletroencefalograma mapeado tomografia computadorizada com contraste exames de sangue varios ultra sonografias exame a de coração e deu tudo normal agora me indicado uma neuropisiquiatra e ela me passou uns remedios omeopaticos estou tomando mais contínuo sentindo algumas coisas como sensação ruim na cabeça tremura no corpo um mal estar no peito não estou tendo qualidade de vida tenho uma filha de 6 anos ela me chama para ir ao shoping e eu não vou com medo de passar mal e acabar com a diversão dela vc pode me orientar o que vc acha continuo com o medicamento omeopatico e espero um pouca mais para ver

    se a uma melhora pois eu não estou aguentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino, qualquer orientação com relação a parada ou manutenção de medicações somente pode ser feita em consulta. Não posso sugerir nada a você sem vê-lo.

      Excluir
    2. Severino você já buscou orientação espiritual? Não sei sua religião ou se tem uma ou até se acredita em Deus, mas as vezes buscar uma orientação espiritual pode ajudar muito você. Li está publicação por estar sentindo um frio localizado na minha perna onde tive trombose. Mas algum tempo atrás tive várias complicações, com dores de cabeças horríveis, mal estar, falta de ar, coração batendo descompassado e outras coisas mais. Não saia de casa e ficava com medo de andar à pé na rua. Foi muito difícil pra aceitar que apesar de fazer vários exames com resultado normal e todos os médicos confirmarem categoricamente que eu não apresentava nenhum problema de saúde foi um Neurologista que mandou procurar ajuda espiritual.Procurei e foi muito bom. Hoje me sinto ótima, disposta e tranquila, tomo medicamento para ansiedade com dosagem mínima e tudo certo.

      Excluir
    3. Tenho 19 anos, sou uma pessoa muito estressada. Sinto algo do tipo na minha cabeça. Será que isso e devido ao estresse ?!

      Excluir
    4. Fael, procure um médico para saber disso.

      Excluir
    5. Severino, engraçado que ando passando a msm coisa que vc, ando fazendo tratamento com psicologo, fui no psiquiatra a qual me passou os mesmos remédios que vc, ando tomando, mais as vezes do nada, sinto tudo denovo, a dormência na mão, a dor de cabeça fortíssima, 1 psicologa me disse q eu tenho sindrome do panico, a outra disse que era estresse demais, eu não posso me aborrecer que eu sinto tudo isso, e eu me estresso no meu trabalho direto, estresse em tudo, e esse panico que vc sente deve ser igual o meu de multidão, medo de passar mal e morrer. Se quiser me achar tenho face: Ariana Fortes Pelos Animais

      Excluir
  3. Acordei está noite com um sensação de que algo estava molhando minha cabeça, estou com muito medo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que procure um serviço médico para tirar suas dúvidas.

      Excluir
    2. Sugiro que procure um serviço médico para tirar suas dúvidas.

      Excluir
  4. Olá, tenho essa sensação de q escorre algo frio na cabeça. Isto é de uns tempos pra cá tenho 40a . Nunca tive dores de CABEÇA e percebo que qdo faço força da pressão na cabeça e logo vem dores de cabeça. Sempre tive essa pressão na cabeça qdo abaixo para pegar algo. Mas jogo esforço nunca. E sinto como um choque no pescoço! Isto é normal pode ser extresse?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode, David. Mas somente uma avaliação neurológica pode afirmar isso categoricamente.

      Excluir
  5. Vez em quando sinto como se alguma coisa escorresse em minha nuca, não sinto nada .Porém não sei a calsa ? Quem poder me dá uma explicação por favor agradeço desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que procure um neurologista para obter uma explicação para seus sintomas.

      Excluir
  6. Olá! Tenho 16 anos e sinto algumas coisas parecidas com esse gelado que escorre na cabeça. As vezes sinto como se o couro da testa estivesse repuxando, tenho muitas dores de cabeça, não passo três semanas sem sentir uma, meu cabelo parece estar caindo. Oque deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Qualquer sugestão diagnóstica deve ser feita somente em consulta. Por favor, procure um neurologista.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Uma avaliação neurológica inicial pode ser útil.

      Excluir
  9. Ola doutor, sinto muita coisa, tontura dor de cabeça forte, medo de morrer, fui no cardiologista fiz quatro eletros e n deu nada, sinto meu peito gelado e essas sensações pioram a noite, tenho 16 anos, sinto a 1 mês, devo me preocupar? Espero q me ajude tenho muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Priscila. A preocupação, aqui, é válida, não pela gravidade do quadro, mas para sabermos o que realmente é, e como tratar seus sintomas.

      Excluir

Coloque suas perguntas aqui. Mas lembre-se, consultas somente no consultório. Perguntas relativas a sugestões de diagnóstico e tratamento não serão respondidas. Espero que entendam. Obrigado.