sábado, março 19, 2011

O que usar nas crises de enxaqueca?

Como já dissemos anteriormente, ter dor de cabeça é muito, mas muito desagradável. A vontade de acabar com a dor é maior que a capacidade de discernir o que é bom e o que não é bom para tomar, especialmente quando não temos conhecimento do que estamos tomando. Logo, vamos esclarecer alguns detalhes:

1. Analgésicos, como aspirina, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, ketorolaco, e outros nomes são bons para acabar com uma crise de cefaleia, mas não devem ser usados em excesso (ou seja, mais do que 2 ou a 3 comprimidos POR SEMANA, isso mesmo, SEMANA!). O risco é você levar a uma cefaleia chamada de cefaleia por abuso de analgésicos, que costuma ser leve a moderada, mas pode ser intensa, e píor, diária ou quase diária.

2. Os famosos alcalóides do ergot, tão usados por aí afora (ergotamina e congêneres), também auxiliam na crise, mas cuidado. Não devem ser usados mais do que 2 a 3 comprimidos por semana da mesma maneira que os analgésicos, por conta da piora das dores, mas também podem, em cardíacos, causar angina, dores no peito, e mesmo infarto do miocárdio. Logo, se você é cardíaco ou já teve infarto, comente isso com seu neurologista antes de lhe prescrever uma medicação.

3. Os triptanos são os melhores, comprovadamente mais eficazes nas crises. São o sumatriptan, o rizatriptan, o naratriptan, o elatriptan, o fovratripan, e o zolmitriptan. Mas também padecem dos mesmos riscos dos medicamentos anteriores. Fora isso, não devem nunca ser usados por cardiopatas ou pacientes que tiveram infarto ou angina, e nunca devem ser usados junto com os ergotamínicos, pois podem desencadear infarto ou isquemia do coração.

No próximo artigo, falaremos sobre as medicações preventivas de enxaqueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista