terça-feira, dezembro 20, 2011

Pequeno dicionário de termos médicos - Sialorreia

Sialorreia é mais um termo médico muito utilizado pelos neurologistas. Refere-se ao excesso de saliva produzido, ou melhor, pouco eliminado por alguns pacientes neurológicos, como sequelados de acidente vascular cerebral, portadores de doença de Alzheimer e doença de Parkinson, portadores de doença de Wilson e outras doenças neurodegenerativas. Essa saliva que não é clareada, seja pela dificuldade de deglutir, seja pela lentidão nos movimentos de deglutição, seja pela incapacidade por doenças mentais de deglutir, acaba por escorrer pela boca, criando empecilhos ao bom convívio social.

Os pacientes com AVC apresentam a sialorreia pela dificuldade de engolir, ou seja, pela disfagia. Os pacientes com doença de Wilson ou doença de Parkinson podem ter não só a disfagia, mas também a lentidão nos movimentos da laringe.

O tratamento desta condição baseia-se na monitorização constante do paciente, mas também em medicações, como a amitriptilina, o hidroxizine, e mais recentemente a toxina botulínica.

A toxina botulínica, quando apliocada por profissional médico capacitado e experiente, demonstra ótima resposta da sialorreia, com diminuição da produção de saliva por 3 a 6 meses, às vezes mais, com poucos (ou nenhum) efeitos colaterais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista