sexta-feira, junho 24, 2011

Um lado do meu rosto está pulando ou tremendo - o que é isso?

Este título insólito refere-se a uma condição neurológica bastante conhecida e benigna, chamada de espasmo hemifacial. Espasmo por que há contrações, involuntárias (contra a vontade) e hemifacial por que acomete somente um lado do rosto. Esta é uma condição bastante comum em pessoas mais velhas, acima de 50 anos de idade, e geralmente se relaciona a um nervo já discutido neste blog (Vide aqui), o nervo facial.

Vamos dar uma olhada um pouco mais atrás, de onde o nervo facial sai do tronco cerebral para ir até o seu rosto:



Esta figura foi tirada daqui: http://www.samsunghospital.com/upload/editor/Image/img01(5).jpg

Aí em cima, você vê o seu tronco cerebral, a parte mais baixa do cérebro vista pela frente. Você vê estas estruturas vermelhas? São as artérias. E as estruturas amarelas são os nervos cranianos, os nervos que saem do tronco cerebral e vão para várias regiões do seu rosto, cabeça, pesçoco e mesmo órgãos internos do tórax e abdome. Procure entre as estruturas amarelas a que se relaciona com o algarismo romano VII (equivalente, claro, ao número 7) - este é o nervo facial. Observe que há um cordão vermelho passando por ele. Este cordão é uma artéria, a artéria cerebelar ântero-inferior (Veja aqui) ou AICA. Esta artéria e todas as outras artérias do cérebro em pessoas idosas, especialmente em hipertensos, podem ficar tortuosas, cheias de esses e voltas, e nestas voltas, a artéria pode entrar em contato com o nervo facial, como na figura acima.

Na maior parte dos casos de espasmo hemifacial, o que ocorre é justamente este contato do nervo com a AICA. Em outros casos, há espasmo por lesão do nervo pós-paralisia facial (chama-se a isso de transmissão efática. Trocando em miúdos, o nervo é uma malha de cordões elétricos encapados, sendo que um cordão não entra em contato com o outro. Em uma lesão como ocorre com a paralisia facial periférica, pode ser que a capa destes cordões se degenere, e os fios acabem por entrar em contato uns com os outros. Ou seja, ocorre um curto-circuito dentro do próprio cordão elétrico, e a isso chama-se de transmissão efática).

Outras causas de espasmo hemifacial, especialmente se atípico, ou seja, diferente do que é usualmente visto, podemos ter outras causas, como tumores cerebrais (mas são causas raras). Usualmente, o espasmo começa na páplebra inferior, leve, ocasional, e devagar vai se expandindo para toda a hemiface e ficando mais frequente.

E se o espasmo ocorrer em uma pessoa jovem, o que pode ser? Podemos ter nestes casos não só as causas mais comuns já descritas acima, como a artéria em contato com o nervo, ou mesmo tumores, mas também um surto de esclerose múltipla. Por isso que a investigação de um espasmo hemifacial, especialmente se de início recente, deve envolver uma ressonância do crânio, e mesmo uma ressonância dos vasos do crânio à procura de sinais de contato da AICA com o nervo facial.

E qual o tratamento desta condição? Neste caso, pode-se optar pela toxina botulínica (famoso Botox), injeção feita nos músculos que se contraem, a cada 3 ou 4 meses, e que funciona em quase 100% dos pacientes. Falaremos mais sobre isso em posts posteriores.

18 comentários:

  1. Olá Doutor!

    De vez em quando sinto leves espamos/palpitações (como se o musculo estivesse pulando) nas pernas, ombros e outras partes do corpo. Oque poderia ser isso?! Devo procurar que especialista? Tenho 21 anos.

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que procure um neurologista, Miguel.

      Excluir
  2. Tenho dores fracas na cabeca e na nuca, e tem uma veia ou nervo perto do olho esquerdo que fica pulando e tremendo o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Carolina, não me é possível sugerir diagnósticos sem ver você em consulta. Sugiro que vá a um neurologista para checar as causas de suas dores. Leve as informações a seguir para ele:

      1. Qual a característica da dor - latejante, pontada, aperto, queimação, peso
      2. Onde dói
      3. Quais as situações em que a dor aparece ou se a dor é constante
      4. O que a piora e o que a melhora
      5. O que vem juntamente com a dor
      6. O que você estava fazendo quando a dor começou
      7. Quais os momentos do dia nos quais a dor ocorre
      8 Se a dor piora de madrugada ou a acorda

      Assim, fica mais fácil para o médico diagnosticar a causa de sua dor.

      Excluir
  3. Boa noite!
    Estou com um tremor estranho abaixo do olho, no lado esquerdo do rosto. Ele vem aumentando, tem 4 dias que estou tendo isso. Tenho alguns sintomas estranhos, na verdade venho tendo. Enjoou, dores de cabeça, dores nas pernas, e agora esses tremores na face. O que devo fazer por favor?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Jeannine, o mais adequado é procurar um serviço médico de urgência que tenha um neurologista de plantão. Uma avaliação neurológica o quanto antes é fundamental para averiguar o que são esses sintomas e o que fazer para tratá-los.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Flavia ...eu tive paralisia facial há 2 anos ...ultimamente venho tendo espamos muito forte ,dor na nuca ,ouvido ,meu olho e nariz mexe sozinho e minha boca pesa .gostaria de saber se isso é secuela ou tenho que iniciar um tratamento novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Espero que você esteja falando comigo (Dr. Flávio Sallem). Há a chance de seus sintomas serem sequelas de uma paralisia facial, mas somente uma avaliação neurológica pode afirmar (ou negar) isso.

      Excluir
  6. Olá... há alguns dias tenho tido uns "tiques" no meu dedo indicador da mão esquerda.Meu braço esquerdo fica dormente e "pesado", não reage como o do direito. E tb algumas pulsações na face esquerda. Esses sintomas pode ser algo relacionado ao stress, ou pode ser algo mais sério? O que eu posso falar ao médico que me atender, porque sempre quando vou em alguns médicos simplesmente dizem que é stress e não passam nada...acham que é algo simples. Mas como posso ter certeza e estar segura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Patrícia. Há várias possibilidades diagnósticas para seu problema. E por ser algo recente, deve ser investigado. Observe como são os tiques, quando ocorrem, por onde começam, se seguem um padrão (ou seja, se eles se espalham pelo braço e pela face sempre da mesma maneira), se pioram quando você está quase cochilando ou quando acorda, se pioram quando estressada ou quando perde o sono, se a fraqueza que acompanha os tiques vem antes ou depois deles, se a fala enrola com esses sintomas, quanto tempo os tiques duram, quantas vezes vêm por dia e se há algum outro sintoma associado. Bem, acho que esses dados de sua história clínica devem ajudar. De resto, não posso falar mais nada sem vê-la em consulta.

      Excluir
  7. Dr. Flávio, boa tarde
    De uns dias pra cá às vezes meu lábio superior fica se mexendo sozinho, como que dando "pulinhos", que olhando no espelho dá pra vizualizar. O que pode ser? Obrigada, Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Nâo posso sugerir diagnósticos sem ver o paciente em consulta. Sugiro que procure um neurologista,

      Excluir
    2. Tem que marcar consulta com ele kkkkkk eu TB estou com mesmo problema que pena que não tivemos resposta.

      Excluir
    3. Não falo para marcar consulta comigo, pois isso seria anti-ético, mas simplesmente que somente posso sugerir diagnósticos vendo o paciente em consulta (um diagnóstico médico exige ver o paciente e os seus sintomas, algo quase impossível em um ambiente eletrônico). Sempre oriento que seja marcado um neurologista, não importa qual.

      Excluir
  8. Boa tarde ,estou tendo muitas dores no pescoço e nuca sinto tipo choquinhos pela cabeça e pescoço minhas pálpebras as vezes treme também ,tenho 38 anos isso começou dias após parto faz 3 meses.Estou querendo fazer uma angioressonância dos vasos posso fazer Sem contraste? ah meus hormônios estradiol chegou a mais de mil e duzentos na gravides ele pode ter causado aneurisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Se for necessário o contraste, este é diferente do da tomografia (a ressonância usa gadolíneo como contraste, e a tomografia usa iodo). Níveis altos de estradiol não causariam aneurismas cerebrais.

      Excluir
  9. Olá doutor, faz mais de uma semana que parei de tomar remédio para enxaqueca por recomendação do meu atual neurologista, porém venho sentindo leve dor de cabeça e tontura, além da palpitação no lado direito do meu rosto, o que será isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Cara Sabrina, há vários motivos para seus sintomas, e seria mais prudente você discuti-los com seu neurologista.

      Excluir

Coloque suas perguntas aqui. Mas lembre-se, consultas somente no consultório. Perguntas relativas a sugestões de diagnóstico e tratamento não serão respondidas. Espero que entendam. Obrigado.