quarta-feira, abril 04, 2012

Substância branca vs cinzenta no cérebro.

O cérebro é formado didaticamente por dois tipos de matéria - a substância branca e a substância cinzenta. A substância branca é basicamente um conjunto de fibras (as extensões dos neurônios, os axônios e os dendritos) que sobem, descem, fazem curvas, conectam neurônios a outros, e são suportados, mantidos pelas células da glia. 

Já a substância cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios, onde há os núcleos neuronais com seu DNA, e as mesmas células de suporte, as células da glia. 

Conhecemos o cérebro como tendo o córtex, a parte mais superficial, formado de substância cinzenta, e o resto, formado de substância branca. 

Veja abaixo:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcROZN1JbubQrv4SWgYjQNlvDqI8OCccW-Kv2ybAVoyBT5Nlg-9_ZoioprkiZA
Este é um corte de um cérebro. Observe a parte mais externa, mais escura, o córtex ou substância cinzenta, e a parte menos escura logo abaixo, a substância branca.

Mas nem tudo são flores, e há mais do que isso no seu cérebro. Observe mais abaixo:

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcThMPbqx2CPki8nbWYQniW6_79Ght_EEHV2GXLWLjD0ZLVJbLZ6Kw
Epa, peraí! Mas há também áreas escuras na parte mais profunda do cérebro! 

Sim, há sim! Também é substância cinzenta, ou seja, corpos neuronais, mas não é mais o córtex. Aqui já são chamamos de núcleos cerebrais. Acúmulos de células neuronais em ilhas na profundidade do cérebro. E há várias destas ilhas. E é sobre um conjunto destas ilhas que falaremos no próximo post, os núcleos da base


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista