segunda-feira, maio 16, 2011

Dicas rápidas para os pacientes 1

Paro rapidamente o tema Anatomia para discutir alguns tópicos de interesse aos pacientes.

As doenças neurológicas se caracterizam por sintomas tão diversos como uma dor de cabeça ou uma visão dupla. A variedade de sintomas é tão vasta e complexa, que nós neurologistas temos de perguntar muitas coisas antes de chegar ou tentar chegar a um diagnóstico. E além disso, muitas vezes não nos sentimos capazes, como pacientes, de dizer exatamente o que estamos sentindo, justamente por que não sabemos explicar os sintomas ao médico. Isso acaba por dar um nó na cabeça do médico. Portanto, algumas dicas de o que pesquisar em si próprio antes de ir à consulta pode ajudar o seu médico, e a você portanto, a dar o seu diagnóstico.

1. Observe sua dor de cabeça. Verifique se ela é do tipo que pulsa (lateja), aperta, pesa, queima ou é como pontada. Isso é muito útil e auxilia no diagnóstico. Cheque se ela começou bem devagar e foi aumentando, ou se já começou bem forte. Isso ajuda no diagnóstico. Tente se lembrar do tempo que demorou para ela chegar ao máximo de dor. Veja a localização da dor, se é na frente, atrás, ou dos lados, ou atrás, acima ou abaixo do olho. Diga se ela é de um lado só ou bilateral.

2. Evite termos como "tenho dor de cabeça há um tempinho", ou "tenho essa fraqueza há bastante tempo". Essa informação é vaga demais, e não nos ajuda em nada. Bastante tempo para uma pessoa pode ser algumas semanas, e para outras alguns meses ou anos. Isso é bem diferente quando se tenta fazer diagnósticos em neurologia. Seja específico. Tente se lembrar quando exatamente, ou mais ou menos, o sintoma começou, em horas, dias, semanas, meses ou anos.

3. Seja sempre bem explicativo, diga tudo o que sente. Tente relacionar todos as queixas, em ordem de aparecimento. Por exemplo, "Há cerca de 2 semanas começou uma dor de cabeça atrás do olho esquerdo, que ia e voltava, latejava, a luz incomodava, barulho incomodava (antes não incomodava, mas agora incomoda), e a visão do olho esquerdo começou a ficar turva". Você pode dizer: "Mas espere um pouco, é tarefa do médico me perguntar isso". Certo, mas se você disser espontaneamente o que sente, sai muito mais natural, e é você que está sentindo os sintomas. Logo, ninguém melhor que o paciente para nos dar cada detalhe do que está sentindo. Mas se, de repente, nos sentirmos em dúvida, podemos interromper sua explanação para lhe perguntar algo pertinente.

Falaremos mais depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista