sábado, agosto 06, 2011

Qual o meu hemisfério dominante?

O hemisfério cerebral dominante é aquele (também) responsável pela linguagem. O cérebro possui dois hemisférios, o direito e o esquerdo. Em 90% das pessoas, o hemisfério esquerdo é o dominante, mesmo em pessoas canhotas ou ambidestras. O hemisfério não dominante responsabiliza-se por emoções, orientação visuo-espacial (saber onde você se encontra no espaço ao seu redor) e outras funções.

Como saber qual o seu hemisfério dominante? Bem, geralmente pessoas destras (que escrevem com a mão direita) têm o hemisfério esquerdo como dominante, por que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito, e vice-versa (falaremos desse assunto intrigante em outro post).

Mas pessoas canhotas ou ambidestras podem ter o hemisfério esquerdo como dominante, também. Então, há algum modo de saber isso?

Provavelmente sim, e é simples. Em uma folha de papel, faça um furo pequeno com um alfinete, e olhe através dele. Se você olhar com o olho direito, sua dominância cerebral provavelmente será o lado esquerdo em cerca de 65% dos casos (Referência), e vice-versa. Há uma clara distinção na literatura especializada entre dominância ocular e dominância manual, com relatos de incrongruências entre elas.

Outra maneira inusitada é saber com qual mão você segura o cabo da vassoura ao varrer a casa. Se você segura o cabo com a mão direita, sua dominância cerebral é esquerda, e vice-versa. Há inclusive uma escala para verificar clinicamente qual a dominância cerebral de uma pessoa (Referência).

Há um método mais agressivo, que é o uso de amital sódico, um anestésico, que é injetado em cada carótida através de angiografia (cateterismo) e anestesia cada hemisfério, um de cada lado. Assim, verifica-se com a anestesia sucessiva de um hemisfério atrás do outro qual leva à perda da linguagem, sendo este o hemisfério dominante.

Dúvidas? Mande-me um e-mail ou comente abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista