sábado, março 10, 2012

Perguntas que os pacientes fazem - Sinusite dá dor de cabeça?

A primeira pergunta a ser feita é: Sinusite causa dor de cabeça?

A resposta é, SIM, sinusite causa dor de cabeça. Mas sinusite é uma infecção aguda, ocorre dentro de um quadro de infecção nasal, gripe, resfriado ou infecção de garganta, dá dor de cabeça enquanto está ativa, aguda, causando inflamação dos seios paranasais. Quando a sinusite melhora com antibióticos e anti-inflamatórios, a dor de cabeça some. 

Mas recebo várias visitas de pacientes questionando se a dor de cabeça que sentem há meses ou anos é causada por sinusite. A resposta é categórica: NÃO! Sinusite não causa dor de cabeça que dura semanas, meses ou anos. 

Sinusite é uma infecção aguda, e como tal tem de ser tratada, caso contrário podem ocorrer complicações. E sinusite não é um quadro que dura meses ou anos.

Mas doutor, fiz uma tomografia e lá dizia que eu tinha sinusopatia crônica!

Perfeito. Sinusopatia crônica é uma doença da mucosa do seio que não leva a inflamação aguda e nem a produção desordenada de secreção purulenta. É uma inflamação da mucosa de caráter crônico, e pode estar relacionada a alergias ou exposição a pós/ar-condicionado/poeira. Isso não causa dor de cabeça!

A dor da sinusite crônica é localizada na face e na testa, piora quando o paciente abaixa a cabeça, tosse, espirra ou mesmo puxa o ar pelo nariz. Pode vir acompanhada de dor no nariz, secreção nasal por vezes amarelada ou verde, secreção descendo por trás da garganta, e dor em outras regiões como ouvidos ou garganta.

Se há sinusite aguda, trata-se com antibióticos e anti-inflamatórios. Mas no caso de sinusopatia crônica, o tratamento é direcionado para a causa, deve-se procurar os fatores que causam ou pioram a inflamação e evitá-los, algo que é feito pelo alergista ou pelo otorrinolaringologista.

Logo, sinusite não causa dor que dura semanas, meses ou anos. Dores deste tipo têm de ser investigadas pelo neurologista de forma apropriada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista