segunda-feira, maio 14, 2012

Causas da Síndrome de Horner

Após explicarmos o que é a síndrome de Horner (leia aqui), temos de comentar as causas mais comuns dessa síndrome, até por que ela não ocorre por acaso.

Este tópico não tem a pretensão de diagnosticar ninguém, muito menos exaurir todos os diagnósticos, e muito menos ainda servir como consulta médica. Serve apenas como consulta. Caso você sinta algo semelhante ao que vou descrever, procure um médico.

A síndrome de Horner pode ser causada por lesões desde a origem do trato simpático, no hipotálamo, no local de passagem das vias simpáticas pelo tronco cerebral, como na medula, na saída dos nervos que vão para a face e olhos, e mesmo nos próprios nervos que carregam as fibras simpáticas para a face saindo da medula.

Lesões como tumores ou sangramentos (hemorragias cerebrais) no local de origem da via, no hipotálamo ou tálamo, podem causar o problema, mas certamente não de forma isolada, ou seja, sempre há outros sinais e sintomas que sugerem doença cerebral.

Placas de esclerose múltipla na região do hipotálamo ou medula podem causar síndrome de Horner. Lesões do tronco cerebral, como a ponte ou o bulbo, podem causar a síndrome também.

Veja abaixo:

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTUvjKcAuBho1MLYgpa1PAw-cFfhSqdU0F2dvxMj4_3O5gLUPH8SQ
A parte colorida em verde, roxo e azul da figura é o tronco cerebral, e pela sua parte posterior passa o trato simpático. 

Lesões da medula podem causar síndrome de Horner, geralmente acima da segunda vértebra torácica ou dorsal. Lesões traumáticas (trama medulas), tumores medulares, placas de esclerose múltipla, infartos medulares (lesões vasculares) todas podem causar a síndrome, mas geralmente esta não ocorre de forma isolada, havendo tipicamente sinais ou sintomas de doença da medula.

Cirurgias do pescoço, da cavidade torácica (onde fica o pulmão), da laringe, traumas a estes locais, podem lesar a cadeia simpática, o conjunto de nervos que leva a inervação simpática ao crânio, e levar à síndrome de Horner.

Tumores localizados no pescoço, no ápice (parte mais alta) do pulmão, na laringe, nos linfonodos (gânglios) cervicais, tuberculose nestas regiões, lesões de vasos importantes como a aorta ou a carótida, podem levar à síndrome de Horner.

Cirurgias de tireóide também podem ser causa. E dores de cabeça primárias, como a cefaleia em salvas (leia aqui) e dores mais raras como a hemicrania paroxística e a hemicrania contínua podem causar síndrome de Horner enquanto dura a dor. 

Veja que as causas são muitas. Logo, não se assuste, e se você ou seu médico suspeitar da síndrome de Horner, o melhor a se fazer é manter a calma e procurar a causa, que muitas vezes pode ser benigna. E nunca se auto-medique. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista