quinta-feira, junho 07, 2012

Dormência nas pernas - Mais informações

Já discutimos algumas possibilidades entre as várias causas de dormência nas pernas em post anterior. Mas hoje, vamos aprofundas aquelas informações.

Nada do que será falado agora deve servir para automedicação, mas simplesmente para orientação e alerta. Se você sentir algum destes sintomas, não atrase a ida ao médico em hipótese alguma, pois você pode atrasar um diagnóstico e um tratamento eficaz. Tampouco tente automedicação. Nunca atrase a ida a um médico em caso de doenças. 

Há várias causas para estes sintomas. E saber exatamente a causa vai sempre depender de um bom exame clínico e exames solicitados de forma correta e objetiva.

Também, os sintomas podem ser de longa duração (meses a anos), curta duração (dias a semanas) ou curtíssima duração (horas a dias), e é claro, nos casos de curtíssima duração é sempre interessante procurar um médico de forma imediata, pois podemos resolver o problema assim que ele aparece, e podemos evitar problemas maiores. 

Saber a causa depende também da evolução da dormência, e as informações que vou apresentar agora, você deve registrar ou tentar se recordar para passar ao seu médico na hora da consulta: se ocorre em uma perna só, em uma parte da perna ou em ambas as pernas; se começou de baixo para cima (pés para joelho ou coxa, e durante quanto tempo) ou de cima para baixo; se ocorre de dia, de noite ou em ambos os horários; se piora ao levantar e andar, ou se piora quando se deita, ou mesmo se melhora ao repouso; o que melhora os sintomas e o que piora. Ainda, se a dormência acorda você durante a noite, só melhorando quando você mexe as pernas, ou se impede você de andar, vindo com dor intensa. 

Você tem de saber também se a dormência vem com fraqueza de uma parte da perna, de uma perna inteira ou de ambas as pernas, pois isso é muito importante. Também, podemos ter dormência que começa juntamente com urina solta, ou dificuldade para urinar. Citar isso ao médico é de extrema importância. 

Saber se há dormência de outras partes do corpo também é importante, como o braço ou o rosto do mesmo lado, ou se a dormência vem subindo das pernas aos braços, ou menos comumente, descendo. 

Dormência em uma perna há 1 dia ou mais/menos, com dormência no braço e face do mesmo lado e dificuldade para falar (disartria) pode indicar um derrame (AVC). Daí, há a necessidade de se procurar um neurologista imediatamente, geralmente em uma emergência se o quadro tiver horas de duração (leia aqui para saber mais). E lembre-se, nestes casos quanto mais rápido melhor.

Dormência em ambas as pernas com ou sem perda de força, que vem subindo e piorando, pode ser problema de substâncias normais do sangue como cálcio ou magnésio mas pode também ser um problema de medula espinhal. Se houver perna de força e alteração para urinar ou defecar pode ser indicativo de alguma coisa na medula. Nestes casos, procurar um neurologista o mais rápido possível pode ser o mais indicado.

Dormência de meses ou anos de evolução, que acorda o paciente à noite, e que melhora quando ele anda  ou mexe as pernas pode ser o que chamamos de síndrome das pernas inquietas. Leia aqui.

Dormência que vem com dor, e que piora quando o paciente anda, pode ser tanto algo na coluna (estenose de canal medular, quando o canal por onde passam os nervos e a medula está estreitado) ou mesmo lesões de artérias da perna que podem ser graves. No primeiro caso, a claudicação (dor ao movimentar necessitando-se parar a deambulação para melhorar) pode ser bilateral, e no segundo em uma perna só, que pode ficar fria e branca. Nestes casos, pode-se procurar uma emergência clínica para uma avaliação inicial, antes do especialista.

Dormência em uma parte da perna, ou do pé, pode ser algum problema de nervos periféricos, os fios que saem e entram na medula, e isso deve ser visto por um neurologista.




17 comentários:

  1. Olá doutor.
    Tenho lupus eritematoso sistêmico e venho sentindo um formigamento em minha perna esquerda. Antes pensava que fosse pela forma que dormia, mas o formigamento se estente por todo o dia ha algumas semanas já, mesmo depois de fazer caminhada. Queria saber se tem algo a ver com a doença ou não.
    Moro no interior do Estado de Goiás e não vou ao médico com muita frequência, mas tomo a medicação corretamente, também para problemas psiquiátricos e neurológicos.
    Mesmo sabendo que não é um post recente, aguardo resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O Lúpus pode causar vários sintomas neurológicos, desde o cérebro até o nervo periférico. Seus sintomas podem, logo, ter a ver com o lúpus.

      Excluir
  2. Estou sentindo dormência na parte lateral da coxa esquerda que incomoda Muito! Quando ando...Sinto um gelo na perna

    ResponderExcluir
  3. Estou com a perna esquerda até a cintura dormente, e de uns dias pra cá comecei a ter vertigem. O que pode ser isso? Que especialista devo procurar?

    ResponderExcluir
  4. Olá, sinto dormência do lado posterior da coxa direita, quando estou dormindo ou deitada virada para a direita... minha perna fica adormecida aí tenho que dar batidinhas na perna para voltar, só que começo a sentir uma queimação grande é como se fossem estalos bem doloridos... o que seria??? Será que é grave,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Somente uma consulta neurológica pode lhe esclarecer o diagnóstico.

      Excluir
  5. Olá boa tarde sinto dormência começou a três meses pelo pé e foi subindo fiz altos exames com o ortopedista e exame de sangue,nada resolvido e hoje tenho dormência no quadril pra baixo dificuldades para evacuar urina solta e desconforto no pé da barriga fezes saia sangue e já fiz exame de colonoscopia e está td normal o que faço e qual exame devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peocure um neurologista. Somente um médico em consulta pode indicar algum exame a ser feito.

      Excluir
    2. de fato procure um neurologista , isso pode ser UMA MIELITE . VA PROCURAR O QUANTO ANTES ,ELE VAI ORIENTAR A TIRAR UM LÍQUIDO DA COLUNA UMA RESSONÂNCIA, ESPERO TER AJUDADO

      Excluir
  6. Olá Dr.!
    Estou com dormência nos meus calcanhares ha dois dias. Não doi, não falcei meu caminhar. Apenas, me incomodo com a sensação e me assusto também. Minha pressão arterial é normal, nunca para mais ou para menos e meu pre diabetes esta na casa de 110. Ando preocupada nos últimos tempos, meio "estressadinha" digamos assim; bom, seria por esses motivos "emocionais" o meu caso? Cheguei a ir imediatamente no P.A. da minha cidade eles me enxaminaram e disseram ser estresse e em seguida aplicaram um diazepam intravenosa em mim. "Achei" que a medicação me faria "relaxar" e os meus pés voltarem ao normal, o que ainda nada de acontecer. Obrigada pelo espaço aqui deixado para retirar minhas dúvidas. Ótimo início de ano Dr.! Abraços apertadinhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Bem, dormência nos membros inferiores sempre assusta, especialmente quando é persistente. Sugiro uma avaliação neurológica para descartar problemas dos nervos e da medula.

      Excluir
  7. Olá doutor eu estou com a coxa direita dormente sem parar mais de 5 meses o que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Não posso dar diagnósticos sem ver o paciente em consulta. Vá a um neurologista.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dr. Acordei no meio da madrugada com minha perna direita quase que toda dormente, parecia quase não existir. Muito assustado me levantei e fiquei a sacudindo e forcando ela pisando. Aos poucos foi voltando ao normal e com cerca de 20 minutos estava boa novamente. Isso pode ter sido somente uma posição de dormir e falta de circulação no membro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não há como saber sem vê-lo e examiná-lo. Seria pridente ir a um médico, especificamente um neurologista.

      Excluir
  10. Minha perna direita átá a mais ou menos um mês dormente da canela pra baixo,principal o meu pé e as vezes dá uma formigadinha e eu perdi a força quase Tudo do meu pé já estou com um pouco de dificuldade pra andar. o pior de tudo eu estou desesperado pois não tenho um real se quer pra procurar um médico ....que deus abençoe todos nós pq já estou desesperado sem saber o que fazer e sem saber a quem recorrer

    ResponderExcluir
  11. Senti minha perna, braço esquerdo.meio bobos, sem força, a perna não consigo nem levantar do chão direito. Arrasta. O braço pouca forca para levantar, não sinto dores, pressão normal. Senti um dia todo, no outro não, e no outro sim, o q pode ser, qual médico procurar?

    ResponderExcluir

Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista