Neste blog, já discutimos em alguns tópicos (leia aqui, aqui e aqui) sobre dicas rápidas e objetivas de como falar seus sintomas ao médico de forma que ele consiga fazer o seu diagnóstico.
É sempre bom lembrar que o paciente, no consultório, está sendo entrevistado, e o entrevistador, o médico, quer saber o máximo de quem se entrevista, o paciente. Sabendo o máximo, e juntando as peças deste quebra-cabeças chamado de história clínica, o médico consegue juntamente com o exame médico fazer o diagnóstico, e pedir os exames corretos para confirmá-lo.
É claro que a responsabilidade não é somente do paciente, e saber tirar uma história bem feita de um paciente é uma arte que o médico aperfeiçoa com o tempo, ou um dom inato a outros médicos.
E esta reportagem do site G1 de MS demonstra bem esta temática, como dizer os sintomas ao médico para que o mesmo consiga fazer o seu diagnóstico. E a reportagem, apesar de ser sobre dor de cabeça, pode se estender a todas as doenças, em qualquer área da medicina. Uma história bem feita e bem tirada de um paciente que sabe relatar seus sintomas é a melhor arma no diagnóstico de qualquer doença.
Parabéns ao site G1 por mais este serviço de saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista