Metástase é o termo que se dá à presença de um tumor maligno, ou câncer, longe de sua origem. Mas vamos explicar melhor.
Imagine um tumor pulmonar, um câncer. A massa formada pode crescer, e acabar invadindo outras estruturas ou tecidos ao redor. Ou as células podem cair na circulação sanguínea ou linfática (a circulação feita pelos vasos linfáticos e pelos gânglios, retirando dos tecidos a linfa, líquido presente entre as células derivado de metabolismo celular e das defesas do organismo). Quando as células acabam por cair na circulação, podem percorrer o corpo e depositar-se à distância de seu local de origem, e neste caso, distante do pulmão.
Mas qualquer câncer pode levar a metástases. Os mais comuns são os de pulmão, mama, ovário e próstata. Mas tumores de intestino e rim, por exemplo, podem metastatizar (termo que os médicos usam para definir a produção de metástases).
O cérebro é bastante vascularizado, e vários tumores malignos podem mandar suas células para o cérebro. Quando isso ocorre, temos as metástases cerebrais, que são chamadas também, neste caso, de tumores cerebrais secundários, contrastando com os tumores primários, que crescem e se desenvolvem no próprio cérebro.
Os sintomas de metástases cerebrais são semelhantes aos de um tumor ou massa cerebral qualquer, e dependem da localização onde estão.
As metástases podem ser pequenas:
http://radiographics.rsna.org/content/21/3/625/F4.large.jpg |
Ou grandes:
http://www.mypacs.net/repos/mpv3_repo/viz/full/10110/505539.jpg |
Únicas, como a mostrada acima, ou múltiplas, como na figura abaixo:
http://myselfshy.files.wordpress.com/2011/07/image004.jpg |
Podem ocorrer na parte anterior do cérebro (fossa anterior) ou na parte de trás (fossa posterior):
http://www.meddean.luc.edu/Lumen/meded/Radio/curriculum/Harrisons/Neuro/metastasis2a.jpg |
A figura acima demonstra várias metástases de um tumor de mama. Há lesões na fossa anterior (mostradas na figura à direita) e na fossa posterior (mostradas em ambas as figuras).
Mas não se preocupe, para ter metástases cerebrais, é necessário que haja um câncer em algum lugar do corpo. E as metástases são comuns com certos tipos de tumores, sendo raros com outros.
Como evitar? Faça seu check-up médico periódico rigorosamente, observe qualquer sintoma neurológico novo e reporte-o imediatamente ao seu médico, e evite alimentos gordurosos ou com muito açúcar, fumar, beber em excesso, faça atividades físicas, mantenha uma vida saudável.
Mas você que fuma pode dizer "Conheço pessoas que não fumam e morreram ou têm câncer de pulmão. E por quê, então, eu deveria parar de fumar??".
Por que o fumo não é a única causa de tumores malignos do pulmão (e também da boca, da língua, da faringe, do nariz, do cérebro, da laringe, da traqueia, do estômago, do cólon, da próstata, da bexiga, entre outros), mas é, talvez, o maior fator de risco para ele. E se você fuma, sua chance de ter um câncer aumenta, e muito.
Logo, pare de fumar e leve uma vida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente na minha página do Facebook - Dr Flávio Sekeff Sallem,
Médico Neurologista